Fundamentos teóricos da memória nas produções científicas da Ciência da Informação
Palavras-chave:
Memória, Produção científica, Fundamentos teóricos, Pesquisadores PQ/CNPqResumo
O estudo, originado de relato em mesa redonda, promovida no dia 25 de setembro do ano de 2019, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, resulta de uma pesquisa para caracterizar a literatura sobre o tema memória, produzida por pesquisadores brasileiros da área de Ciência da Informação no Brasil. Parte do questionamento sobre quais as influências intelectuais dos pesquisadores mais representativos da CI na literatura periódica. Constitui um corpus representativo dessa produção científica formado por dois conjuntos referentes à produção sobre o tema: o primeiro, composto por artigos dos dez pesquisadores mais produtivos, recuperados na base Brapci, de 1972 a 2018; o segundo restrito à produção dos pesquisadores bolsistas de produtividade PQ1 e PQ-Sr em Ciência da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil, entre 2008 e 2017. Com o objetivo de destacar as influências intelectuais na literatura produzida sobre o tema memória, por pesquisadores da área de Ciência da Informação (CI) no Brasil, aponta suas produções acadêmicas, os periódicos veiculadores dessa produção, as palavras-chaves utilizadas e coteja a produção dos corpora, no âmbito acadêmico da CI. Observa a presença dos termos mais expressivos, entre eles memória social, biblioteconomia, Porto Alegre, informação, arquivologia e memória institucional. Destaca entre universo mais restrito, de pesquisadores PQ1 e Sênior do CNPq, aqueles com produção sobre memória, constatando a não coincidência entre esta relação e a dos pesquisadores mais produtivos da Base Brapci. Revela, como referenciais mais expressivos pela quantidade de citações, os autores Foucault, Thiesen, Markusova, Mikhailov, Gilyarevskyi, Pinheiro e Richards. Conclui pela importância de integrar, nos movimentos analíticos interpretativos, as citações e os textos teóricos dos domínios emergentes, ao contexto mais abrangente dos grupos ou instituições de inserção dos atores do campo.
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