Fundamentos teóricos da memória nas produções científicas da Ciência da Informação

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Memória, Produção científica, Fundamentos teóricos, Pesquisadores PQ/CNPq

Resumo

O estudo, originado de relato em mesa redonda, promovida no dia 25 de setembro do ano de 2019, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, resulta de uma pesquisa para caracterizar a literatura sobre o tema memória, produzida por pesquisadores brasileiros da área de Ciência da Informação no Brasil. Parte do questionamento sobre quais as influências intelectuais dos pesquisadores mais representativos da CI na literatura periódica. Constitui um corpus representativo dessa produção científica formado por dois conjuntos referentes à produção sobre o tema: o primeiro, composto por artigos dos dez pesquisadores mais produtivos, recuperados na base Brapci, de 1972 a 2018; o segundo restrito à produção dos pesquisadores bolsistas de produtividade PQ1 e PQ-Sr em Ciência da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil, entre 2008 e 2017. Com o objetivo de destacar as influências intelectuais na literatura produzida sobre o tema memória, por pesquisadores da área de Ciência da Informação (CI) no Brasil, aponta suas produções acadêmicas, os periódicos veiculadores dessa produção, as palavras-chaves utilizadas e coteja a produção dos corpora, no âmbito acadêmico da CI. Observa a presença dos termos mais expressivos, entre eles memória social, biblioteconomia, Porto Alegre, informação, arquivologia e memória institucional. Destaca entre universo mais restrito, de pesquisadores PQ1 e Sênior do CNPq, aqueles com produção sobre memória, constatando a não coincidência entre esta relação e a dos pesquisadores mais produtivos da Base Brapci. Revela, como referenciais mais expressivos pela quantidade de citações, os autores Foucault, Thiesen, Markusova, Mikhailov, Gilyarevskyi, Pinheiro e Richards. Conclui pela importância de integrar, nos movimentos analíticos interpretativos, as citações e os textos teóricos dos domínios emergentes, ao contexto mais abrangente dos grupos ou instituições de inserção dos atores do campo.

Referências

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Uma face da Ciência da Informação. In: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e interdisciplinaridade. Brasília: Rio de Janeiro: IBICT, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos, CEBRAP, n. 96, jul. 2013.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo, preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.

BUFREM, Leilah Santiago; FREITAS, Juliana Lazzarotto. Interdomínios na literatura periódica científica da Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, ago. 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/45956. Acesso em: 3 out. 2019.

CÂMARA, Rafael Silva da. Concepções teóricas sobre a memória: análise das bibliografias das disciplinas dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14101. Acesso em: 2 out. 2019.

CARDOSO, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes. A memória circunscrita: adoção e uso dos conceitos de memória nas dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - PPGCI/UFPB. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7832/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 2 out. 2019.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

DODEBEI, Vera; GOUVEIA, Inês. Memória do futuro no ciberespaço: entre lembrar e esquecer. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000005171/23e8a709909ca1cf8e230acbf94e5579/. Acesso em: 3 out. 2019.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GUIBENTIF, Pierre. Teorias sociológicas comparadas e aplicadas: Bourdieu, Foucault, Habermas e Luhmannface ao direito. Cidades, comunidades e territórios, Lisboa, n. 14, p. 89-104, jun. 2007. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/3447/1/Cidades2007-14_Guibentif.pdf. Acesso em: 3 out. 2019.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LLOYD, Christopher. As estruturas da história. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

MOSCA, Lineide Salvador (Org.). Discurso, argumentação e produção de sentido. São Paulo: Humanitas, 2006.

OLIVEIRA, Ana Lúcia Tavares de; ROSA, Maria Nilza Barbosa; OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de; LIMA, Izabel França de. Patrimônio cultural imaterial na perspectiva da ciência da informação: análise das produções científicas apresentadas no grupo de trabalho informação e memória no encontro nacional de pesquisa em ciência da informação. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 117-141, jul./dez. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/80762. Acesso em: 4 out. 2019.

OLIVEIRA, Eliane Braga de. O conceito de memória na ciência da informação no Brasil: uma análise da produção científica dos programas de pós-graduação. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7466. Acesso em: 4 out. 2019.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 311-328, mar. 2011. Disponível em:

http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3302/2918. Acesso em: 4 out. 2019.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções de memória na Ciência da Informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 3, p. 216-239, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3613/2745. Acesso em: 4 out. 2019.

SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos. Análise histórica sobre o desenvolvimento da biblioteconomia e ciência da informação do leste europeu no pós-segunda guerra mundial (1945-anos 1960). LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 3 n. 2, p. 60-74, mar./ago. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3838/3178. Acesso em: 3 out. 2019.

SAYÃO, Luís Fernando. Bases de dados: a metáfora da memória científica. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 314-318, set./dez. 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/629/633. Acesso em: 3 out. 2019.

THIESEN, I. Memória institucional. João Pessoa: UFPB, 2013.

WHITLEY, Richard. The intellectual and social organization of the sciences. Oxford: Oxford University Press, 1984.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Bufrem, L. S. (2024). Fundamentos teóricos da memória nas produções científicas da Ciência da Informação. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 8(1), 26–44. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3988