O Processo de uso, produção e apropriação das imagens de arquivos audiovisuais jornalísticos em dispositivos móveis

Autores

Palavras-chave:

imagens de arquivo, dispositivo móvel, telejornalismo

Resumo

O presente estudo consiste em investigar acerca do uso de imagens de arquivo, por meio de dispositivos móveis, pelo telejornalismo local, durante o primeiro trimestre da cobertura jornalística da pandemia da Covid-19 no Brasil. Como objeto de análise, escolheu-se o telejornal CE 1 da TV Verdes Mares, afiliada à Rede Globo de Televisão no Ceará. O estado cearense registrou, logo ao início da disseminação da doença no Brasil, um dos principais focos de entrada do novo coronavírus. Uma das hipóteses pode ser o alto fluxo de passageiros vindos de voos internacionais da Europa com destino à Fortaleza. Este artigo busca refletir sobre a reconfiguração do jornalismo televisivo, a partir dos modos de funcionamento e formatos narrativos, com base em estudos dos autores Cajazeira (2014), Canavilhas (2017) e Martins (2017) quanto ao uso de novas ferramentas técnicas de registro do real (celulares, smartphones e tablets), para a aquisição coletiva de competências na produção de conteúdo, e na crescente interferência de mensagens na produção das reportagens audiovisuais.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paulo Henrique Rodrigues de Souza, Centro Universitário Paraíso (UniFAP)

Especialista em História do Brasil pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela URCA. Professor do curso de Marketing do Centro Universitário Paraíso (UniFAP).

Referências

CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. O jornalismo colaborativo no telejornal com as novas mídias digitais. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. A audiência convergida do telejornal nas Redes Sociais. Covilhã, Portugal: UBI/ LabCom, Livros LabCom, 2014.

CANAVILHAS, João; RODRIGUES, Cataria. Jornalismo móvel: linguagem, géneros e modelos de negócio. Covilhã, Portugal: UBI/ LabCom, Livros LabCom, 2017.

DANTAS, Ivo Henrique; ROCHA, Heitor Costa Lima da. Dispositivos móveis na construção da notícia: a experiência do portal regional NE10. In: CANAVILHAS, João; RODRIGUES, Catarina. (orgs.). Jornalismo móvel: linguagem, género e modelo de negócios. Covilhã, Portugal: UBI/ LabCom, Livros LabCom, 2017. p. 61-82.

EMERIM, Cárlida. Aproximações entre a análise diagnóstica por imagens com a análise semiótica em telejornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais [...], Joinville: Universidade da Região de Joinville, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-2153-1.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

EDMONDSON, Ray. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. Brasília: UNESCO, 2017.

JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Tradução Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas: Papirus, 2010.

MARTINS, Maura. Novos efeitos de real no Jornalismo Televisivo. Covilhã, Portugal: UBI/ LabCom, Livros LabCom, 2017.

MUSSE, Christina Ferraz; THOME, Cláudia de Albuquerque. Telejornalismo e poder: memórias (re) construídas pelo Jornal Nacional. In: EMERIM, Cárlida; FINGER, Cristiane; PORCELLO, Flávio (org.). Telejornalismo e poder. Florianópolis: Insular, 2016. p. 328-340.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 10, jul./dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 9 abr. 2020.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

TEIXEIRA, Juliana Fernandes. Jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis: um estudo das aplicações no smartphones nos processos e produtos jornalísticos das emissoras de televisão no Piauí. Covilhã, Portugal: UBI/ LabCom, 2019.

VEIGA, Z. Telejornalismo e violência social: a construção de uma imagem. Campinas: Pós-Escrito, 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Cajazeira, P. E. S. L., Souza, J. J. G. de, & Souza, P. H. R. de. (2024). O Processo de uso, produção e apropriação das imagens de arquivos audiovisuais jornalísticos em dispositivos móveis. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 9(1), 98–108. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4018