O Uso da gestão da informação no levantamento de publicações científicas sobre redes digitais, capacitação e competências: uma pesquisa bibliométrica
Palavras-chave:
redes digitais, capacitação, competências, gestão da informaçãoResumo
A sociedade da informação pode ser caracterizada como uma sociedade que utiliza com frequência Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o digital. Este artigo teve como objetivo identificar a produção científica referente ao período de 2003 a 2018 (1º semestre de 2018) nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), que contemple as temáticas “redes digitais”, “capacitação” e “competências”. O estudo é considerado bibliométrico. O veículo de publicação com maior frequência foi a Revista Holos com 9% das publicações. Quanto ao tipo de publicação, o artigo representou 81,33% das pesquisas disponibilizadas. Sobre a produtividade por ano, o ano de 2017 teve o maior destaque. A opção pela pesquisa bibliométrica possibilitou a gestão da informação, tendo em vista a criação do banco de produções científicas (artigos, teses, dissertações e relatórios). Constatou-se que as produções científicas com maior frequência são da área da Ciência da Informação. Os resultados podem fornecer importantes contributos para as pesquisas que tratam de competências digitais no contexto das escolas de governo e centros de treinamento, observando o modelo de organização em rede.
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
CAMPOS, Mauro. Conceitos atuais em bibliometria. Arquivos Brasileiros Oftalmologia, n. 66, p. 18-21, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CAVALCANTI, Marcos; NEPOMUCENO, Carlos. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
CROSS, Rob; THOMAS, Robert J. Redes sociais: como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados. São Paulo: Gente, 2009.
EASLEY, David; KLEINBERG, Jon. Networks, crowds, and markets: reasoning about a highly connected world. [S.l.]: Cambridge University Press, 2010.
GOUVEIA, Luís Borges. Negócio electrónico - conceitos e perspectivas de desenvolvimento. 1. ed. Lisboa: SPI – Principia, 2006.
GOUVEIA, Luís Borges; GAIO, Sofia (org.). Sociedade da Informação: balanço e implicações. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2004.
GOUVEIA, Luís Borges; RANITO, João. Sistemas de informação de apoio à decisão. Porto: SPI – Principia, 2004.
GUERREIRO, Evandro Prestes. Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia e tecnologia em rede. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006.
PINTO, Manuela Azevedo; DA SILVA, Armando Malheiro. Um modelo sistêmico e integral de gestão da informação nas organizações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2., São Paulo, 2005. Anais [...]. São Paulo: TECSI-FEA-USP, 2005.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação [online]. Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.