EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:

ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Autores

  • Geisiane Antonita do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Gêuda Anazile da Costa Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Sandra Maria Araújo de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação, Cidadania Ativa, Participação Social, Consciência Política, Sociedade

Resumo

O acesso ao conhecimento, a interação social e a possibilidade de participar de debates que tratem de questões de ordem pública, são aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento da consciência política dos cidadãos. Portanto, a escola pode ser considerada o local ideal para a formação de cidadãos reflexivos e críticos que desenvolvam o potencial de contribuir, efetivamente, para a melhoria da sociedade como um todo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, na percepção dos profissionais de educação, se as práticas pedagógicas adotadas pela Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa (ECIT), proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e, caracterizada como estudo de caso. O universo da pesquisa é composto por 21 profissionais da educação que atuam na escola em foco. A amostra da pesquisa é do tipo não probabilística por acessibilidade, totalizando 15 profissionais que realizam atividades junto ao primeiro e segundo ano do ensino médio. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, através da plataforma meet. Superada a fase de coleta os dados foram submetidos à técnica qualitativa denominada análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a escola adota as práticas pedagógicas através de temas transversais, que permeiam todo o currículo escolar e, portanto, proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos.

Biografia do Autor

Geisiane Antonita do Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Geisiane Antonita do Nascimento – E-mail: geisianne10@hotmail.com

Gêuda Anazile da Costa Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Sandra Maria Araújo de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Referências

ALMEIDA, Maria Salete Bortholazzi. Educação não formal, informal e formal, do conhecimento científico nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Londrina: SEED, 2014. (Cadernos PDE, v. 2). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_bio_pdp_maria_salete_bortholazzi_almeida.pdf>. Acesso em: 05 de Out. 2019.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BARRETO, Ana Cristina Carvalho Sá. A educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015). Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Lavras, 2015. 121 p. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/10488/2/DISSERTA%C3%87%C3%83O_A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20direito%20social%20e%20exerc%C3%ADcio%20da%20cidadania%3A%20um%20estudo%20sobre%20o%20processo%20da%20redemocratiza%C3%A7%C3%A3o%20brasileira%20%281985%20a%202015%29.pdf>. Acesso em: 03 de out. 2019.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e Democracia. Lua Nova, São Paulo, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 de Set. 2019.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão. Conselho Nacional de Educação: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/mec/diretrizes_curriculares_nacionais_para_educacao_basica_diversidade_e_inclusao_2013.pdf>. Acesso em: 02 de Set. 2019.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 de Set. 2019.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S.. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill Education, 2016. 695 p.

COSTA, G. P. Um estudo sobre cidadania e políticas públicas em Porto Alegre. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 3, n. 4 (número especial), p. 75-103, nov. 2007. Disponível em: <http://www.rbgdr.net/extra_n01/artigo5.pdf>. Acesso em 25 Set.2019.

FLACH, Simone de Fátima. O direito à educação e sua relação com a ampliação da escolaridade obrigatória no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 495-520, Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362009000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 de Out. 2019.

GADOTTI, M. Escola cidadã. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOERGEN, Pedro. A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 723-742, Set. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000300005&lng=en&nrm=iso>. Aceso em: 25 Ago. 2019.

PARAÍBA. Decreto nº 36.408 de 30 de novembro de 2015. Cria a Escola Cidadã Integral, institui o Regime Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Paraíba. João Pessoa, 1 dez. 2015. Disponível em: <http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-01-12-2015.pdf>. Acesso em: Acesso em: 02 de Set. 2019.

RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A lei de diretrizes e bases da educação nacional de 1971: o ensino médio no contexto autoritário da ditadura militar (1964- 1985). Revista eletrônica pró-docência. Uel. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/SAMUEL%20%20CIENCIAS%20SOCIAIS.pdf>. Acesso em: 01 de Out. 2019.

SILVA, A. S. A identificação de adversários, de sentimentos antagônicos e de (in) eficácia política na formação da consciência política no MST Paulista. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, UERJ, v.7, n. 1, p. 105-126, abr. 2007. Disponível em: <http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/pdf/v7n1a10.pdf>. Acesso em 25 Set.2019.

VASCONCELOS, A. Manual compacto de ensino religioso. São Paulo: Ridel, 2010.

VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.

_______, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ZWETSCH, Andriele dos Santos; ZWETSCH, Patrícia dos Santos. Escola: educação para cidadania. XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19414_10942.pdf>. Acesso em: 03 Out. 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2023

Como Citar

NASCIMENTO, G. A. do; GONÇALVES, G. A. da C.; SOUZA, S. M. A. de. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 21–43, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2447. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)