EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:

ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Autores

  • Geisiane Antonita do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Gêuda Anazile da Costa Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Sandra Maria Araújo de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação, Cidadania Ativa, Participação Social, Consciência Política, Sociedade

Resumo

O acesso ao conhecimento, a interação social e a possibilidade de participar de debates que tratem de questões de ordem pública, são aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento da consciência política dos cidadãos. Portanto, a escola pode ser considerada o local ideal para a formação de cidadãos reflexivos e críticos que desenvolvam o potencial de contribuir, efetivamente, para a melhoria da sociedade como um todo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, na percepção dos profissionais de educação, se as práticas pedagógicas adotadas pela Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa (ECIT), proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e, caracterizada como estudo de caso. O universo da pesquisa é composto por 21 profissionais da educação que atuam na escola em foco. A amostra da pesquisa é do tipo não probabilística por acessibilidade, totalizando 15 profissionais que realizam atividades junto ao primeiro e segundo ano do ensino médio. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, através da plataforma meet. Superada a fase de coleta os dados foram submetidos à técnica qualitativa denominada análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a escola adota as práticas pedagógicas através de temas transversais, que permeiam todo o currículo escolar e, portanto, proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos.

Biografia do Autor

Geisiane Antonita do Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Geisiane Antonita do Nascimento – E-mail: geisianne10@hotmail.com

Gêuda Anazile da Costa Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Sandra Maria Araújo de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2023

Como Citar

NASCIMENTO, G. A. do; GONÇALVES, G. A. da C.; SOUZA, S. M. A. de. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - UMBUZEIRO – PB. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 21–43, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2447. Acesso em: 27 abr. 2024.

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