A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação Básica, Vantagem estratégica, PandemiaResumo
Em março de 2020 com chegada dos primeiros casos de COVID-19 no Brasil, e seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o distanciamento social, como único método para se evitar a propagação do vírus, houve a suspensão das aulas presenciais em todo o país. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma o uso da tecnologia da informação e comunicação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em escolas da educação básica. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo com análise estatística dos dados coletados. Ficou evidenciado que, as tecnologias de informação e comunicação, são instrumentos eficazes para motivar a aprendizagem na educação básica, e representam ainda, um grande diferencial competitivo para as instituições que as utilizam, além de se constituir na única estratégia viável de ensino a ser implementada, dado o contexto de pandemia que se vive.
Referências
ARAÚJO, Abelardo Bento. Avaliação e controle do trabalho educativo: contradições entre meios e fins no monitoramento da qualidade educação. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2016.
ALEXANDER, Bryan. Web 2.0: A new wave of innovation forteaching and learning? EDUCAUSE Review, vol. 41, no. 2, March/April 2006.
COSTA, Júlia Resende. Ferramentas de escrita colaborativa da Web 2.0 e mediação pedagógica por computador: construção e ressignificação do conhecimento on-line. SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância. EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos, 2012.
CORRÊA, Alessandra de Abreu. A alfabetização tecnológica docente: uma ferramenta da educação. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.2, pp. 1057-1068, 2016. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/emp/article/download/26073/pdf>. Acesso em 28 jun. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KNUPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educ. rev., Curitiba, n. 27, p. 277-290, June 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602006000100017&lng=en&nrm=iso. Acesso em 25 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602006000100017.
MANHAES, Ana Claudia. O uso do blog como facilitador da aprendizagem. Revista Valore. Volta Redonda, 1 (1): 111-130, dezembro/2016. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/28/7 Acesso em: 25 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22408/reva11201628111-130.
MATURANA, Humberto. Metadesign. In: MAGRO, C.; PAREDES, V. (Org.) Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TICS na Educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. 2007.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 17a ed, 2010. ______. Como utilizar a internet na educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010019651997000200006&script=sci_arttext Acesso em: 25 jul. 2020.
OBLINGER, Diana. The next generation of educaticional engagement. Journal of Interactive Media in Education, 8, pp. 1-18, 2004.
OBLINGER, Diana; OBLINGER, James. Educating the next generation. Boulder, CO: Educause, 2005.
O'REILLY, Tim. O que é a Web 2.0: padrões de design e modelos de negócios para a próxima geração de software. In International Journal of Digital Economics. n. 65, março,2007, pp. 17-37. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/id/eprint/4580. Acesso em 25 jul. 2020.
PALLOF, Rena; PRATT, Keith. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa.
In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias
eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAMPAIO, Marisa Narciso; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do
professor. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SURAWEERA, Namali. E-Learning in Information Management (IM) Education in Sri Lanka: An examination of contextual issues, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303934521_E-Learning_in_Information_Management_IM_Education_in_Sri_Lanka_An_examination_of_contextual_issues. Acesso em 25 jul. 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.