ENTRE O EMBRUTECIMENTO E A EMANCIPAÇÃO:

EDUCAÇÃO PARA A AÇÃO

Authors

  • Gilmara Coutinho Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Keywords:

Emancipação intelectual, Escola. Ensino de Filosofia, Mestre ignorante

Abstract

O artigo trata sobre a ideia de emancipação, presente na obra de Jacques Rancière O mestre ignorante,
como objetivo que deve ser buscado nas práticas educacionais, em especial no ensino de filosofia.
Demonstra que é preciso romper com os sistemas educacionais que privilegiam uma hierarquia de
inteligências, em que o professor tudo sabe e o aluno que nada sabe aprenderá aquilo que o professor
considerá-lo capaz de aprender. Trata-se de uma pesquisa teórica que considerou os que diversos autores
pensam sobre a educação, a formação de professores e a relação desses com seus alunos, sempre
tomando como perspectiva a defesa de um ensino que respeita todos os envolvidos no processo como
atores capazes de aprenderem por si mesmos, de forma autônoma, emancipada, sem, contudo, dispensar
a figura do professor como aquele que pode colaborar para a descoberta e afirmação das inteligências e
vontades de conhecimento de seus alunos. Os resultados apontam que é preciso que as instituições que
formam professores repensem suas estratégias, afinem mais os conteúdos teóricos com os práticos,
que os professores se aproximem mais de seus alunos e principiem seu trabalho considerando que
não há desigualdade das inteligências, para só assim promoverem uma educação para emancipação.

Author Biography

Gilmara Coutinho Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Filosofia pelo PBIDFIL/UFRN-UFPB-UFPE
Professora o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

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Published

2022-03-15

How to Cite

Pereira, G. C. (2022). ENTRE O EMBRUTECIMENTO E A EMANCIPAÇÃO:: EDUCAÇÃO PARA A AÇÃO. RELEASE MAGAZINE - PHILOSOPHY, EDUCATION AND THEIR INTERFACES, 1(1), 58–70. Retrieved from https://revista.uepb.edu.br/REFIEDI/article/view/1042