ENTRE O EMBRUTECIMENTO E A EMANCIPAÇÃO:
EDUCAÇÃO PARA A AÇÃO
Keywords:
Emancipação intelectual, Escola. Ensino de Filosofia, Mestre ignoranteAbstract
O artigo trata sobre a ideia de emancipação, presente na obra de Jacques Rancière O mestre ignorante,
como objetivo que deve ser buscado nas práticas educacionais, em especial no ensino de filosofia.
Demonstra que é preciso romper com os sistemas educacionais que privilegiam uma hierarquia de
inteligências, em que o professor tudo sabe e o aluno que nada sabe aprenderá aquilo que o professor
considerá-lo capaz de aprender. Trata-se de uma pesquisa teórica que considerou os que diversos autores
pensam sobre a educação, a formação de professores e a relação desses com seus alunos, sempre
tomando como perspectiva a defesa de um ensino que respeita todos os envolvidos no processo como
atores capazes de aprenderem por si mesmos, de forma autônoma, emancipada, sem, contudo, dispensar
a figura do professor como aquele que pode colaborar para a descoberta e afirmação das inteligências e
vontades de conhecimento de seus alunos. Os resultados apontam que é preciso que as instituições que
formam professores repensem suas estratégias, afinem mais os conteúdos teóricos com os práticos,
que os professores se aproximem mais de seus alunos e principiem seu trabalho considerando que
não há desigualdade das inteligências, para só assim promoverem uma educação para emancipação.
References
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. – Campinas, SP:
Papirus, 2012.
MATOS, Junot Cornélio. A formação pedagógica dos professores de filosofia: um debate, muitas vozes. São
Paulo: Edições Loyola, 2013.
MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino in Educação e Filosofia, Uberlândia v. 22, n.44, p.
-99, jul./dez. 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém; tradução e notas
explicativas da simbólica nietzschiana de Mário Ferreira dos Santos. 6. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. –
(Colação Textos Filosóficos).
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. Colaboração de Erika Barroso
Dauanny e Elisângela André da Silva Costa; revisão técnica José Cerchi Fusari. – 8. ed. rev., atual. e ampl. –
São Paulo: Cortez, 2017.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual; tradução de Lílian
do Valle – 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da filosofia: investigação dialógica: uma pedagogia para a
docência de filosofia. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.