SOCIEDADE DO CONSUMO E O FENÔMENO DA INOVAÇÃO ESTÉTICA DAS MERCADORIAS:

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS

Autores

  • Isabella Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt, Inovação Estética das Mercadorias, Semiformação, cultural, Pensamento Unidimensional

Resumo

“Sociedade do consumo e o fenômeno da inovação estética das mercadorias: algumas considerações
teórico-críticas” apresenta fragmentos do que foi abordado em uma conferência realizada pela autora no
Congresso Nacional de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nesse ensaio abordamos
os seguintes aspectos sociofilosóficos da teoria crítica da sociedade: sua proposta de pesquisa junto ao
Instituto de Pesquisa Social, a crítica realizada pelo grupo de intelectuais da Escola de Frankfurt ao que
eles nomearam de teoria tradicional com reflexões sobre a sociedade do consumo e o fenômeno da
inovação estética das mercadorias presentes no que esses intelectuais denominaram de capitalismo tardio.

Biografia do Autor

Isabella Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil
Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Social - UFMS.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa NEXOS -
Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar -
Centro-Oeste, com sedes na UFMS, UFABC e UFC.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Ferreira, I. F. (2022). SOCIEDADE DO CONSUMO E O FENÔMENO DA INOVAÇÃO ESTÉTICA DAS MERCADORIAS: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 1(1), 2–19. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REFIEDI/article/view/1038