O PROJETO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UEPB:
O QUE DIZEM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Filosofia, Política Nacional de Formação de Professores, Base Nacional Comum Curricular, Programa de Residência PedagógicaResumo
O objeto deste artigo versa sobre a formação do professor no Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia –
PPCF, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Para dialogar com a questão, buscamos na Base Nacional
Comum Curricular – BNCC e no Programa de Residência Pedagógica – PRP indícios da pormenorização
da questão. Isto porque, nos interessa entender como as políticas públicas do Governo Federal vem
se dedicando à formação de professores, especialmente para o campo das Ciências Humanas, de forma
a direcionar diretrizes aos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior, que vem sendo
atualizados para atender as novas demandas. Como as normativas influenciam na reescrita de projetos
pedagógicos de cursos de graduação? Como a formação dos futuros professores de Filosofia e das
demais humanidades é enxergada pelas políticas públicas? Dedicamos nossa revisão bibliográfica inicial
a identificar à questão específica da formação do professor, presente ou não nos documentos, propondo
uma breve análise comparativa e argumentativa. Essas são algumas das inquietações que temos sobre a
atual Política Nacional de Formação de Professores e que nos ensejaram na leitura do PPCF, da BNCC e
do PRP, com o intuito de traçar uma linha de raciocínio sobre uma possível política para a formação do
Revista Libertação, Campina Grande, PB, v.1, n.01, p.31-43, ago./dez.2020. 32
professor. Propomos uma leitura pelo viés mercadológico e nesta incipiente análise dos documentos,
verificamos que os alunos vêm sendo preparados para o mercado de trabalho e não para a reflexão crítica
social que cerca a educação nacional e a formação humanística e ética proposta pelos documentos e, em
especial pelo PPCF da UEPB. Ao final do artigo deixamos algumas possíveis leituras sobre o atual modelo
de educação pública que gostaríamos de compartilhar, sugerindo assim novas discussões sobre a temática.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Brasília: MEC, SEB, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3).
FARIA, J. B.; PEREIRA, J. E. D. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública,
Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, mai./ago. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S.L. Estágio e docência. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G. A Didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de
ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRE, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no
ensino de didática. 9.ed. Campinas: Papirus: 2008, p. 37-69.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Resolução 141, de 28 de outubro de 2016, aprova o Projeto
Pedagógico do Curso de Graduação em Filosofia do CEDUC no campus I, e dá outras providências. Campina
Grande: UEPB, 2016.
______. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Filosofia (Licenciatura). Campina Grande: EDUEPB, 2016.
Revista Libertação, Campina Grande, PB, v.1, n.01, p.31-43, ago./dez.2020. 43
Referências on-line
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria
Gab. Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/
legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf Acesso em: 31 jul. 2019.
______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital
CAPES nº 6/2018. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de proposta
no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/
download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acesso em 24 ago. 2019
______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital
CAPES nº 6/2018. Retificação II. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação
de proposta no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/
images/stories/download/editais/27032018-Edital-6-Residencia-Pedagogica-Alteracao-II.pdf Acesso em
ago. 2019
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos.
Brasília:MEC/SEF, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.