O PROJETO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UEPB:

O QUE DIZEM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Carolina Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Filosofia, Política Nacional de Formação de Professores, Base Nacional Comum Curricular, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

O objeto deste artigo versa sobre a formação do professor no Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia –
PPCF, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Para dialogar com a questão, buscamos na Base Nacional
Comum Curricular – BNCC e no Programa de Residência Pedagógica – PRP indícios da pormenorização
da questão. Isto porque, nos interessa entender como as políticas públicas do Governo Federal vem
se dedicando à formação de professores, especialmente para o campo das Ciências Humanas, de forma
a direcionar diretrizes aos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior, que vem sendo
atualizados para atender as novas demandas. Como as normativas influenciam na reescrita de projetos
pedagógicos de cursos de graduação? Como a formação dos futuros professores de Filosofia e das
demais humanidades é enxergada pelas políticas públicas? Dedicamos nossa revisão bibliográfica inicial
a identificar à questão específica da formação do professor, presente ou não nos documentos, propondo
uma breve análise comparativa e argumentativa. Essas são algumas das inquietações que temos sobre a
atual Política Nacional de Formação de Professores e que nos ensejaram na leitura do PPCF, da BNCC e
do PRP, com o intuito de traçar uma linha de raciocínio sobre uma possível política para a formação do
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professor. Propomos uma leitura pelo viés mercadológico e nesta incipiente análise dos documentos,
verificamos que os alunos vêm sendo preparados para o mercado de trabalho e não para a reflexão crítica
social que cerca a educação nacional e a formação humanística e ética proposta pelos documentos e, em
especial pelo PPCF da UEPB. Ao final do artigo deixamos algumas possíveis leituras sobre o atual modelo
de educação pública que gostaríamos de compartilhar, sugerindo assim novas discussões sobre a temática.

Biografia do Autor

Carolina Bezerra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Especialistas em Novas Tecnologias na Educação, pela Universidade Estadual da Paraíba.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas
Graduanda em Filosofia, pela Universidade Estadual da Paraíba.
Avaliadora de Cursos de Graduação - Sinaes/INEP/MEC

Referências

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Bezerra, C. C. (2022). O PROJETO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UEPB: : O QUE DIZEM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 1(1), 31–43. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REFIEDI/article/view/1040