INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA DE ANNE CONWAY

Autores

  • Arthur Marinho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Barroco, Conway, Leibniz, modernidade

Resumo

Este artigo pretende investigar o pensamento da filósofa moderna Anne Conway. Nosso interesse nesta
pensadora dar-se pela sua postura crítica na modernidade, especificamente do século XVII, que antecipa o
pensamento de Leibniz. Neste intuito, o objeto deste artigo é destacar os pontos fundamentais da ontologia
de Anne Conway. Assim, apresentamos um panorama geral e o contexto em que Anne Conway apresenta sua
ontologia. Em seguida apresentamos os aspectos fundamentais da obra de Anne Conway, intitulada Princípios
da Filosofia mais Antiga e Moderna. No primeiro momento do nosso artigo discutimos a figura de Deus no
texto de Conway acima citado. No segundo momento apresentamos a figura das criaturas criadas por Deus na
perspectiva desenvolvida por Conway em seu texto acima citado. No último momento apresentamos a crítica
de Anne Conway a partir dos elementos que anteriormente foram apresentados no seu texto. Ao fim deste
artigo, esperamos que o leitor tenha compreendido os aspectos fundamentais da filosofia de Anne Conway.

Biografia do Autor

Arthur Marinho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorando em Filosofia pela
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Professor Substituto no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Referências

CONWAY, Anne. Os Princípios da filosofia mais antiga e moderna. Tradução: Maria Leonor Telles. Centro de

filosofia da Universidade de Lisboa: Lisboa, 2010.

DESCARTES, René. OEuvres de Descartes. Tomos VIII e IX. Paris: L. Cerf, 1904.

LEIBNIZ, G. W. Discurso de metafísica e outros textos. Tradução: Marilena Chauí e Alexandre da Cruz

Bonilha. Martins Fontes: São Paulo, 2004.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Marinho, A. L. da S. (2022). INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA DE ANNE CONWAY. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 1(1), 71–84. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REFIEDI/article/view/1043