A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UEPB DE CAMPINA GRANDE QUANTO À PRESENÇA DA MULHER NO CURSO

Autores

  • Jane Cordeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • KATIA MEDEIROS UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Mulheres na Matemática, Gênero, Licenciatura em Matemática na UEPB, Discurso

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral a análise da visão dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, em especial
a turma de 2008.1, onde observa-se através de um questionário a opinião dos mesmos com relação à presença da mulher no
decorrer do curso, com base nos Procedimentos de Exclusão Interditos de Michel Foucault em “A Ordem do discurso”. Através
da revisão literária, identificamos como as relações de gênero influenciaram a relação da mulher com a História da Matemática,
analisando aspectos, mitos e tradições sociais que marcaram a presença da mulher na mesma, com exemplos de algumas destas
que se destacaram na área com trajetórias brilhantes. Os resultados mostram que, apesar dos avanços das mulheres as mais
diversas áreas do conhecimento, ainda existe uma resistência a mesma, neste campo profissional, gerada pelas práticas sociais
persistente ainda nos dias de hoje.

Referências

ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras, 9 Ed. São Paulo, Loyola, 2005,

AUGUSTÍN, A.; BOVAIRA, F.; ALMENÁBAR, A. Alexandria (Ágora). [Filme-vídeo]. Produção de Álvaro Augustín;

Fernando Bovaira, Direção de Alejandro Amenábar, Roteiro de Alejandro Amenábar;Mateo Gil. Espanha,

ModProducciones / Telecinco Cinema, 2009. Arquivo digital, 127 min. Longa-metragem. Trilha Sonora de

Dario Marianelli.

FERNANDES, M. C. V. A inserção e vivencia da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero.

107p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da

Paraíba, João Pessoa. 2006.

FOUCAULT, M. L’ordre du discours, LeconInauguraleao College de France Prononcee le, 2 decembre 1970,

Editions Gallimard, Paris, 1971.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, Criatividade em Matemática e motivação em Matemática de

Alunos do Ensino Médio, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de

Brasília, Brasília. p. 79-86, 2007.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5.ed. São Paulo: Atlas 2003.

MORAIS FILHO, D. C. As mulheres na matemática. Revista do Professor de Matemática, Campina Grande-PB,

Nº30,1996.

NASCIMENTO, J. B. Algumas Mulheres da História da Matemática. Reportagem: Novo Olhar Sobre a

Matemática, Beira Rio, Ano XXVI Nº93, abril de 2011.

OLIVEIRA, C. M. A presença das mulheres nas ciências exatas. Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá:

[s.n.], 2012.3

RAGO, M. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu (11), p.89-98, 1998.

SOUZA, M. C. R. F. Relações de gênero, Educação Matemática e discurso. Enunciados sobre mulheres, homens

e matemática. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010, 141p. (Coleção Tendências em Educação Matemática,

.

TABAK, F. Obstáculos a superar. Ciência Hoje, Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológico,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 20, n.115, p. 40-47, 1995.

VALENTE, W. R. (Org.). Educadoras Matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Editora Livraria

da Física, 2013. (Coleção história da matemática para professores).

SITES CONSULTADOS:

UEPB, Lista dos candidatos aprovados no vestibular 2014. Disponível em: <http://www.uepb.edu.br/

divulgada-lista-dos-candidatos-aprovados-no-vestibular- 2014-da-universidade-estadual-da-paraiba/>.

Acesso em: 02 mai.2014.

WIKIPEDIA. Hípatia de Alexandria. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A1tia>. Acesso em:

mai.2014.

WIKIPEDIA. Maria Gaetana Agnesi. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Gaetana_Agnesi>.

Acesso em: 25 mai.2014.

WIKIPEDIA. Sofia Kovalevskaya. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofia_Kovalevskaya >. Acesso

em: 25 mai.2014.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2