DINÂMICA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Autores

  • Gabriel Leone UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Jéfferson Bastos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Função, Dinâmica, Resolução de Problemas, Funções Afim e Quadrática, Matemática

Resumo

Muitos alunos de nosso país encontram dificuldades em
Matemática. Por isso, este artigo apresenta duas regências e as
principais observações levantadas durante sua aplicação visando
o ensino do conceito de função por meio de uma dinâmica
com os alunos, e a apresentação e formalização das Funções
Afim e Quadrática, seguindo a Metodologia de Resolução de
Problemas. Estas regências foram elaboradas para introduzir
estes conceitos de maneira mais descontraída, estimulando os
alunos a pensarem de forma mais contextualizada, para depois
conseguirem relacionar a teoria com a prática e melhorar a
interpretação de certos problemas.

Biografia do Autor

Gabriel Leone, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual Paulista (Unesp),
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto

Jéfferson Bastos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual Paulista (Unesp),
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de

Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs). Resolução

de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Marialim José. Praticando Matemática. 4 ed. São Paulo: Editora

do Brasil, 2015, v. 9.

LIMA, Elon L. et al. A Matemática do Ensino Médio. 9.ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de

Matemática, 2006, v. 1.

RIBEIRO, Alessandro J.; CURY, Helena N. Álgebra para a formação do professor: Explorando os

conceitos de equação e função. São Paulo: Autêntica, 2015.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, ano XI,

n. 40, p. 19-31, Jan/Fev/Mai. 2005.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez,1984.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação

em sala de aula. 6 ed. São Paulo: Artmed Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-02