DINÂMICA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Palavras-chave:
Função, Dinâmica, Resolução de Problemas, Funções Afim e Quadrática, MatemáticaResumo
Muitos alunos de nosso país encontram dificuldades em
Matemática. Por isso, este artigo apresenta duas regências e as
principais observações levantadas durante sua aplicação visando
o ensino do conceito de função por meio de uma dinâmica
com os alunos, e a apresentação e formalização das Funções
Afim e Quadrática, seguindo a Metodologia de Resolução de
Problemas. Estas regências foram elaboradas para introduzir
estes conceitos de maneira mais descontraída, estimulando os
alunos a pensarem de forma mais contextualizada, para depois
conseguirem relacionar a teoria com a prática e melhorar a
interpretação de certos problemas.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de
Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs). Resolução
de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Marialim José. Praticando Matemática. 4 ed. São Paulo: Editora
do Brasil, 2015, v. 9.
LIMA, Elon L. et al. A Matemática do Ensino Médio. 9.ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de
Matemática, 2006, v. 1.
RIBEIRO, Alessandro J.; CURY, Helena N. Álgebra para a formação do professor: Explorando os
conceitos de equação e função. São Paulo: Autêntica, 2015.
SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, ano XI,
n. 40, p. 19-31, Jan/Fev/Mai. 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez,1984.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação
em sala de aula. 6 ed. São Paulo: Artmed Editora, 2009.