O PAPEL DAS CRENÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES

Autores

  • Luana Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Antônio Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Crenças, professoralidade, anos iniciais, professoras polivalentes, ensino de Matemática

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada
no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que
objetivou identificar o desenvolvimento da professoralidade
de professoras polivalentes, em específico no que se refere
ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui
apresentado discorre sobre a relação entre as crenças e o
processo de desenvolvimento da professoralidade de professoras
polivalentes, em específico sobre o ensino de Matemática.
Apresenta-se uma discussão sobre o tema e também os dados
obtidos pela pesquisa, que indicam que as crenças têm papel
fundamental no desenvolvimento da professoralidade das
professoras polivalentes pesquisadas

Biografia do Autor

Luana Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande. luanalealalves@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-9446-1382

Antônio Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutor em Educação. Universidade Federal de Pelotas. alves.antoniomauricio@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-5857-4283

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Publicado

2022-05-02