O PAPEL DAS CRENÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES
Palavras-chave:
Crenças, professoralidade, anos iniciais, professoras polivalentes, ensino de MatemáticaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada
no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, que
objetivou identificar o desenvolvimento da professoralidade
de professoras polivalentes, em específico no que se refere
ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui
apresentado discorre sobre a relação entre as crenças e o
processo de desenvolvimento da professoralidade de professoras
polivalentes, em específico sobre o ensino de Matemática.
Apresenta-se uma discussão sobre o tema e também os dados
obtidos pela pesquisa, que indicam que as crenças têm papel
fundamental no desenvolvimento da professoralidade das
professoras polivalentes pesquisadas
Referências
ALENCAR, Edvonete Souza de. A formação do pedagogo para o ensino de matemática em
instituições do observatório internacional. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa
em Educação Matemática, Foz do Iguaçu – PR. 2018.
ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o
curso de pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. In: Revista Ciência e Educação, v.18,
n.2, p. 451-468, 2012.
ALVES, Luana Leal. MELLO, Leila de Souza. ALVES, Antônio Maurício Medeiros. A Matemática
dos currículos de pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul e a importância da
formação continuada. In: Anais da 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 4º Encontro
Nacional PIBID Matemática & 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Santa Maria, 2018.
ARAUJO, Elizabeth Adorno de. Influência das habilidades e das atitudes em relação
à matemática e a escolha profissional. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação,
UNICAMP, Campinas, 1999.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação
superior: construções e tessituras da professoralidade. In: Educação (PUC/RS. Impresso), Porto
Alegre, RS, v.01, p. 489-501, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Curso de Pedagogia. 2006.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União,
Brasília, 16 de maio de 2006. Seção 1, 06 p.
CAZORLA, Irene Mauricio; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Concepções, atitudes e
crenças em relação à Matemática na formação do professor da Educação Básica. In: Anais da 28ª
Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambu-MG.
CHACÓN, Inés María Gómez. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática.
Trad. Daisy Vaz de Moraes. – Porto Alegre: Artmed, 2003.
COSTA, Shirley Conceição Silva da. O professor que ensina Matemática nos anos iniciais: um estudo
sobre a influência das crenças. In: CURI, Edda. (Org.). Professores que ensinam Matemática:
conhecimentos, crenças e práticas. 01ed. São Paulo: Terracota, 2010, v.01, p. 13-101.
CURI, Edda. FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: uma análise de
conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição
desses conhecimentos. 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – PUC, São Paulo,
CURY, Helena Noronha. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas
realizadas e significados dos termos utilizados. Bolema. Boletim de Educação Matemática
(UNESP, Rio Claro. Impresso), Rio Claro, v.12, n.13, p. 29-43, 1999.
FERNANDES, Vera Maria Jarcovis; CURI, Edda. Algumas reflexões sobre a formação inicial de
professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Rencima - Revista
de Ensino de Ciências e Matemática, v.03, p. 44-53, 2012.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. In: Revista
Zetetiké, Campinas: Unicamp, ano 3, n.4, p. 1-37, 1995.
FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi
Spasandin; FREITAS, Maria Teresa; MISKULIN, Rosana. Formação de professores que ensinam
Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. In: Educação em Revista (UFMG), Belo
Horizonte, n.36, p. 137-160, 2002.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos
teóricos e metodológicos. 3.ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Formação
de Professores).
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Um ensaio sobre as concepções dos professores de
Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. In: Educação e Pesquisa, São
Paulo, v.34, n.3, p. 495-510, 2008.
GONÇALVES, José Alberto M. A Carreira das Professoras do Ensino Primário. In: NÓVOA,
António (org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007. Coleção Ciências
da Educação.
LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um
estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – USP, São Paulo, 2007.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual
discursiva. In: Ciência e Educação, Bauru, SP, v.9, n.2, p. 191-211, 2003.
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi
de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. In:
Zetetiké (UNICAMP), CEMPEM/FE/Unicamp, v.12, n.21, p. 9-33, 2004.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmén Lúcia
Brangaglion (Coord.). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios
do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação
Matemática).
OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Desenvolvimento Profissional. In: MOROSINI, Marilia Costa
(org.). In: Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2006. v.02.
PONTE, João Pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In:
PONTE, João Pedro da et al. (Orgs.). In: Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa,
I.I.E., p.185-239, 1992.
RAMOS, Nathália Barros; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; SILVA, Kátia Augusta Curado
Pinheiro Cordeiro da. Regulação da formação e do exercício do professor polivalente: uma
análise dos documentos educacionais dos anos 1990 até os dias atuais. In: Anais da XI Jornada
do HISTEDBR: A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua
institucionalização, 2013, Cascavel.
SANTOS, Leonor; SERRAZINA, Lurdes; VELOSO, Eduardo; ROCHA, Isabel; ALBUQUERQUE,
Carlos; NÁPOLES, Suzana. A Matemática na formação inicial de professores. Documento para
discussão. 2005. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/_Matematica_na_Formacao_Inicial_
Professores_47544a39aab76.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.
SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Revista Retratos da
Escola, Brasília, v.02, p. 41-53, 2008.
SKOVSMOSE, Ole; BORBA, Marcelo de Carvalho. A ideologia da certeza em Educação
Matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. In: Educação Matemática crítica: a questão da democracia.
Campinas, SP: Papirus, 2001,160p.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério.
In: Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.73, p. 209-244, dez. 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THOMPSON, Alba Gonzales. A relação entre concepções de Matemática e ensino de Matemática
de professores na prática pedagógica. In: Zetetiké, Unicamp/Fac. Educação, CEMPEM, v.05, n.08,
, p. 09-44.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera e. Os estudos de Shulman
sobre formação e profissionalização docente nas produções acadêmicas brasileiras. In: Revista
Cadernos de Educação - UFPel (ONLINE), n.53, p. 80-100, 2016.
VILA, Antoni; CALLEJO, María Luz. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças
na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.