OS RECURSOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA DOCUMENTAL DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Cibelle Assis UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Abordagem documental do didático, recursos, professor, matemática, desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão de literatura, a perspectiva documental do trabalho do
professor de Matemática. Tomamos como referência a Abordagem Documental do Didático – ADD introduzida por Gueudet
e Trouche (2009) e, a partir de estudos que tratam dessa temática, abordamos brevemente a diferenciação entre artefato e
instrumento, recurso e documento e os processos de gênese instrumental e documental. Apresentamos como possibilidades
metodológicas de mapeamento de recursos a Investigação Reflexiva e a Trajetória Documental e o estudo dos esquemas
como referencial para análise da atividade docente. Por fim, trazemos algumas questões no contexto da Educação Matemática
emergentes dessa problemática. Concluímos que a Abordagem Documental do Didático tem se revelado uma perspectiva teórica
e metodológica atual nas pesquisas em Educação Matemática que discutem a formação do professor e seu desenvolvimento
profissional, seja do ponto de vista coletivo e individual, no contexto da formação online ou presencial, inicial ou continuada.

Referências

ASSIS, Cibelle. A gênese documental na formação de professores de Matemática: interações entre o

livro didático e a geometria dinâmica. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática,

Mato Grosso do Sul. Anais.http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/

d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/CIBELLE%20DE%20F%C3%81TIMA%20CASTRO%20

DE%20ASSIS.pdf

ASSIS, Cibelle; LUCENA, Rosilângela. Webdoc Análise de uma entrevista e os Sistemas de Recursos de um

professor. 2015. Disponível em: http://lematec.net.br/webdocs/webdoc1/

BELLEMAIN, Franck;TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu

ensino, um questionamento didático e informático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática

da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais.Disponível em: https://drive.google.com/file/

d/0B6OphkgfrkD3eGRlSW1iVHg3YjQ/view

GUEUDET, Gislaine; TROUCHE, Luc. Towards new documentation system for mathematics teachers?The

International Journal on Mathematics Education-ZDM, Springer.Vol.71(199-218), 2009.

GUEUDET, Gislaine, PEPIN, Bergit.; TROUCHE, Luc. Collective work with resources: an essential

dimension for teacher documentation.The International Journal on Mathematics Education – ZDM.

Springer.Vol.45(7), pp.1003-1016, 2013.

GUEUDET, Gislaine;TROUCHE, Luc. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos,

comunidades: o caso da Matemática. Revista em Teia. v.6, n.3, 2015. Disponível em: https://periodicos.

ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243/1815

GUEUDET, Gislaine, PEPIN, Bergit; TROUCHE, Luc. (eds.)From Text to ‘Lived’ Resources: Mathematics

Curriculum Materials and Teacher Development, New York, Springer, 2012.

GUIN, Dominique; TROUCHE, Luc. The complex process of converting Tools into Mathematical

Instruments: The Case of Calculators. International Journal of Computers for Mathematical Learning 3:

–227. Kluwer Academic Publishers. Printed in the Netherlands.1999.

LIMA. Iranete; TRGALOVÁ, Jana. O trabalho coletivo desenvolvido por professores franceses sobre

o ensino de simetria axial. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016. Mato

Grosso do Sul. Anais.Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/

d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/IRANETE%20MARIA%20DA%20SILVA%20LIMA.pdf

LUCENA, Rosilângela; ASSIS, Cibelle. Webdoc Sistema de Recursos e o Trabalho Coletivo do Professor:

Uma Via de Mão Dupla, 2015. Disponível em: http://lematec.net.br/webdocs/webdoc2/)

PEREIRA, José Wilson; GITIRANA, Verônica. Configurações Didáticas na Educação a Distância: um olhar

sobre os recursos mobilizados por um professor executor.In: I Simpósio Latino-Americano de Didática

da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais.Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/

file_manager/source/d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/JOS%C3%89%20WILSON%20

PEREIRA.pdf

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies:Approche cognitive des instruments contemporains.

Armand Colin, pp.239, 1995.

ROCHA, Katiane; TROUCHE, Luc. Documentational trajectory: a tool for analyzing the genesis of a

teacher’s resource system across her collective work, 2017. Disponível em:https://www.academia.

edu/33553363/Documentational_trajectory_a_tool_for_analyzing_the_genesis_of_a_teachers_

resource_system_across_her_collective_work

Downloads

Publicado

2022-06-08