OS RECURSOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA DOCUMENTAL DO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
Abordagem documental do didático, recursos, professor, matemática, desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão de literatura, a perspectiva documental do trabalho do
professor de Matemática. Tomamos como referência a Abordagem Documental do Didático – ADD introduzida por Gueudet
e Trouche (2009) e, a partir de estudos que tratam dessa temática, abordamos brevemente a diferenciação entre artefato e
instrumento, recurso e documento e os processos de gênese instrumental e documental. Apresentamos como possibilidades
metodológicas de mapeamento de recursos a Investigação Reflexiva e a Trajetória Documental e o estudo dos esquemas
como referencial para análise da atividade docente. Por fim, trazemos algumas questões no contexto da Educação Matemática
emergentes dessa problemática. Concluímos que a Abordagem Documental do Didático tem se revelado uma perspectiva teórica
e metodológica atual nas pesquisas em Educação Matemática que discutem a formação do professor e seu desenvolvimento
profissional, seja do ponto de vista coletivo e individual, no contexto da formação online ou presencial, inicial ou continuada.
Referências
ASSIS, Cibelle. A gênese documental na formação de professores de Matemática: interações entre o
livro didático e a geometria dinâmica. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática,
Mato Grosso do Sul. Anais.http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/
d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/CIBELLE%20DE%20F%C3%81TIMA%20CASTRO%20
DE%20ASSIS.pdf
ASSIS, Cibelle; LUCENA, Rosilângela. Webdoc Análise de uma entrevista e os Sistemas de Recursos de um
professor. 2015. Disponível em: http://lematec.net.br/webdocs/webdoc1/
BELLEMAIN, Franck;TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu
ensino, um questionamento didático e informático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática
da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais.Disponível em: https://drive.google.com/file/
d/0B6OphkgfrkD3eGRlSW1iVHg3YjQ/view
GUEUDET, Gislaine; TROUCHE, Luc. Towards new documentation system for mathematics teachers?The
International Journal on Mathematics Education-ZDM, Springer.Vol.71(199-218), 2009.
GUEUDET, Gislaine, PEPIN, Bergit.; TROUCHE, Luc. Collective work with resources: an essential
dimension for teacher documentation.The International Journal on Mathematics Education – ZDM.
Springer.Vol.45(7), pp.1003-1016, 2013.
GUEUDET, Gislaine;TROUCHE, Luc. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos,
comunidades: o caso da Matemática. Revista em Teia. v.6, n.3, 2015. Disponível em: https://periodicos.
ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243/1815
GUEUDET, Gislaine, PEPIN, Bergit; TROUCHE, Luc. (eds.)From Text to ‘Lived’ Resources: Mathematics
Curriculum Materials and Teacher Development, New York, Springer, 2012.
GUIN, Dominique; TROUCHE, Luc. The complex process of converting Tools into Mathematical
Instruments: The Case of Calculators. International Journal of Computers for Mathematical Learning 3:
–227. Kluwer Academic Publishers. Printed in the Netherlands.1999.
LIMA. Iranete; TRGALOVÁ, Jana. O trabalho coletivo desenvolvido por professores franceses sobre
o ensino de simetria axial. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016. Mato
Grosso do Sul. Anais.Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/
d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/IRANETE%20MARIA%20DA%20SILVA%20LIMA.pdf
LUCENA, Rosilângela; ASSIS, Cibelle. Webdoc Sistema de Recursos e o Trabalho Coletivo do Professor:
Uma Via de Mão Dupla, 2015. Disponível em: http://lematec.net.br/webdocs/webdoc2/)
PEREIRA, José Wilson; GITIRANA, Verônica. Configurações Didáticas na Educação a Distância: um olhar
sobre os recursos mobilizados por um professor executor.In: I Simpósio Latino-Americano de Didática
da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais.Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/
file_manager/source/d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/JOS%C3%89%20WILSON%20
PEREIRA.pdf
RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies:Approche cognitive des instruments contemporains.
Armand Colin, pp.239, 1995.
ROCHA, Katiane; TROUCHE, Luc. Documentational trajectory: a tool for analyzing the genesis of a
teacher’s resource system across her collective work, 2017. Disponível em:https://www.academia.
edu/33553363/Documentational_trajectory_a_tool_for_analyzing_the_genesis_of_a_teachers_
resource_system_across_her_collective_work