TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

INDICAÇÕES NO ENEM

Autores

  • Flavia Marcatto Universidade Federal de Itajubá
  • Jean Lemes Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Formação de professores de matemática, Jogos, Educação Matemática

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar um mapeamento das Comunicações Científicas, nos anais do
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no período de 2001 a 2016, visando descrever o uso
do jogo como metodologia no processo de ensino e aprendizagem de matemática, tendo o espaço da sala
de aula como ambiente favorável para a construção de conceitos. A escolha dessa temática de pesquisa se
baseou na orientação da metodologia de jogos, nas aulas de matemática, pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs) a partir do ano de 1996. Selecionamos e organizamos os trabalhos de acordo com a
identificação de temáticas convergentes e divergentes e os referenciais teóricos mais utilizados. É possível
destacar um crescente no que diz respeito à utilização do recurso de jogos durante a prática do ensino
de matemática em sala de aula, visando favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

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Publicado

2022-06-08