TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

INDICAÇÕES NO ENEM

Authors

  • Flavia Sueli Fabiani Marcatto Universidade Federal de Itajubá
  • Jean Lemes Universidade Federal de Itajubá

Keywords:

Aprendizagem significativa, Formação de professores de matemática, Jogos, Educação Matemática

Abstract

O objetivo desse trabalho é apresentar um mapeamento das Comunicações Científicas, nos anais do
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no período de 2001 a 2016, visando descrever o uso
do jogo como metodologia no processo de ensino e aprendizagem de matemática, tendo o espaço da sala
de aula como ambiente favorável para a construção de conceitos. A escolha dessa temática de pesquisa se
baseou na orientação da metodologia de jogos, nas aulas de matemática, pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs) a partir do ano de 1996. Selecionamos e organizamos os trabalhos de acordo com a
identificação de temáticas convergentes e divergentes e os referenciais teóricos mais utilizados. É possível
destacar um crescente no que diz respeito à utilização do recurso de jogos durante a prática do ensino
de matemática em sala de aula, visando favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

References

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v.

, n. 129, set./dez. 2006, p. 637-651.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília :

MEC/SEF, 1997. 142p.

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 7, 2001, Rio de Janeiro, RJ. Anais: Universidade

Federal do Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/enemVII.zip>.

Acesso em: 04 mai. 2018

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 8, 2004, Recife, PE. Anais: Universidade Federal de

Pernambuco, 2004. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/Index.htm>. Acesso em: 04

mai. 2018

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 9, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais: Universidade de

Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/>.

Acesso em: 04 mai. 2018

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 10, 2010, Salvador, BA. Anais: Universidade Católica

do Salvador, 2010. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/ENEM10/>. Acesso em: 04 mai.

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba, PA. Anais: Pontifícia Universidade

Católica do Paraná, 2013. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/

XIENEM/>. Acesso em: 04 mai. 2018

ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo, SP Anais: Universidade Cruzeiro

do Sul, 2016. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/>. Acesso em: 04 mai.

GRANDO, R.C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 p. Tese

(Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2000.

_____________. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino- aprendizagem da

matemática. 1995. 175 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP,

Campinas, SP, 1995.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. O Laboratório

de Ensino de Matemática na Formação de Professores. S. Lorenzato (Org.). 3ª. Edição. Campinas, SP:

Autores Associados, 2012.

______________. Para aprender matemática. 3 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

MARCATTO, F.S.F. Experiências de uma micropolítica de formação docente no âmbito do Pibid. In: Experiências de uma

micropolítica de formação docente no âmbito do Pibid. F.S.F. Marcatto (Org.). Uberlândia, MG: Navegando, 2018, p. 7-15.

MUNIZ, C. A. Brincar e Jogar: enlace teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte, MG:

Autêntica Editora, 2010.

SKOVSMOSE, O., PENTEADO, M.G. Mathematics Education and Democracy: An Open Landscape of

Tensions, Uncertainties, and Challenges. In: Handbook of International Research in Mathematics

Education. L. D. English and D. Kirshner (Publishers). Third Edition. New York, EUA: Routledge, 2016, p.

-825.

STRAPASON, L.P.R., BISOGNIN, E. Jogos Pedagógicos para o Ensino de Funções no

Primeiro Ano do Ensino Médio. In: Bolema, Rio Claro,SP, v. 27, n. 46, ago. 2013, p. 579-595.

TURRIONI, A.M., PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na

formação de professores. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. S.

Lorenzato (Org.). 3ª. Edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Published

2022-06-08