COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO 5º e 9º ANO SOBRE AMOSTRAGEM
Palavras-chave:
Amostra, Educação Estatística, Ensino Fundamental, MatemáticaResumo
Esse estudo tem como objetivo identificar o que estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental
compreendem sobre amostragem. Foram realizadas, individualmente, entrevistas semi-estruturadas
com 40 alunos (20 de cada ano). Foi observado que, de modo geral, não houve diferença significativa
no desempenho dos alunos entre o 5º e o 9º ano. Logo, a escolaridade não foi determinante para a
adequação das respostas. Os participantes mostraram maior facilidade nas questões sobre a finalidade
de utilização de amostras. Os resultados indicaram que o contexto da questão é um fator importante,
uma vez que questões envolvendo os mesmos conceitos apresentaram resultados diferentes. Evidenciouse
que, apesar das dificuldades, estudantes desde o 5º ano já são capazes de compreender aspectos
acerca da amostragem. O reconhecimento desse potencial dos estudantes nos leva a argumentar que é
imprescindível repensar o que a escola pode e deve propor aos alunos.
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