COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO 5º e 9º ANO SOBRE AMOSTRAGEM
Keywords:
Amostra, Educação Estatística, Ensino Fundamental, MatemáticaAbstract
Esse estudo tem como objetivo identificar o que estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental
compreendem sobre amostragem. Foram realizadas, individualmente, entrevistas semi-estruturadas
com 40 alunos (20 de cada ano). Foi observado que, de modo geral, não houve diferença significativa
no desempenho dos alunos entre o 5º e o 9º ano. Logo, a escolaridade não foi determinante para a
adequação das respostas. Os participantes mostraram maior facilidade nas questões sobre a finalidade
de utilização de amostras. Os resultados indicaram que o contexto da questão é um fator importante,
uma vez que questões envolvendo os mesmos conceitos apresentaram resultados diferentes. Evidenciouse
que, apesar das dificuldades, estudantes desde o 5º ano já são capazes de compreender aspectos
acerca da amostragem. O reconhecimento desse potencial dos estudantes nos leva a argumentar que é
imprescindível repensar o que a escola pode e deve propor aos alunos.
References
BEN-ZVI, D., MAKAR, K., BAKKER, A. & ARIDOR, K. Children’s emergent inferential reasoning about
samples in an inquiry-based environment. In: Seventh Congress of the European Society for Research in
Mathematics Education, Rzeszów, Poland, 9 - 13 February, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1ª a 4ª).
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. 142p.
____________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Matemática
(5ª a 8ª). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. 148 p.
BUSSAB, W. O. e MORETTIN, P. A. Estatística básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
DANCEY, C. P. e REIDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. 3. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
ESTEVAM, E. J. G. (Res)Significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma
sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Dissertação de Mestrado,
Universidade Estadual Paulista, 2010. 211 f.
ESTEVAM, E. J. G. e FÜRKOTTER, M. A variabilidade como fator (res)signicante para a Educação Estatística
no Ensino Fundamental. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, 2010.
GAL, I. Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical
Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GARFIELD, J. Assessing Statistical Reasoning. Statistics Education Research Journal. v.2. n. 1. p. 22-38,
Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/ ~iase/serj/SERJ2(1).pdf>. Acesso em: 12 set.
GOMES, T. M. S. O todo é a soma das partes, mas uma parte representa o todo? : compreensão de
estudantes do 5º e 9º ano sobre amostragem. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de
Pernambuco, 2013. 109 F.
INNABI, H. Factors considered by secondary students when judging the validity of a given statistical
generalization. Proceedings of the Seventh International Conference on Teachings Statistics, Brasil,
Disponível em: <http://www.stat. auckland.ac.nz/~iase/publications/17/2B1_INNA.pdf >. Acesso
em: 6 set. 2010.
LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e
probabilidade na educação infantil. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas,
289f.
____________. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos
professores. Cadernos Cedes, vol. 28, n. 74, Campinas,p. 57-73, jan./abr. 2008.
PFANNKUCH, M. Building sampling concepts for statistical inference: A case study. In: Eleventh
International Congress on Mathematics Education, Monterrey, Mexico, 6 – 13 July, 2008.
RUBIN, A. D., BRUCE, B. C. and TENNEY, Y. Learning About Sampling: Trouble at the Core of Statistics.
Proceedings of the Third International Conference on Teachings Statistics. p. 314-319, New Zeland,
Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/18/BOOK1/A9-4.pdf>. Acesso
em: 7 set. 2010.
STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
VIEIRA, S. Estatística básica. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
WATSON, J. M. Creating cognitive conflict in a controlled research setting: sampling. Proceedings of the Sixth international
Conference on Teachings Statistics, South Africa, 2002.
WATSON, J.M. and KELLY, B. A. Can grade 3 students learn about variation? Proceedings of the Sixth international
Conference on Teachings Statistics, South Africa, 2002.