UM ESTUDO SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E ESTRATÉGIAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Leziane Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andresa Justulin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Atitudes, Estratégias, Ensino de matemática, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as atitudes em relação à Matemática e as estratégias de resolução de problemas mais
utilizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os participantes foram 19 estudantes, de uma escola estadual do Paraná. Para
a coleta de dados utilizou-se questionário informativo, escala de atitudes em relação à Matemática e uma Prova de Matemática
composta por problemas. Após a aplicação deste último instrumento, alguns estudantes foram selecionados a partir de sua
pontuação na escala de atitudes para refazer a prova “pensando em voz alta”. Os resultados indicaram que durante a resolução
de problemas não apenas o conhecimento cognitivo estava sendo requerido, mas também aspectos afetivos, que influenciam o
próprio “pensar” matemático. Além disso, estratégias que conduziram a uma resposta ao problema foram utilizadas por alunos
que apresentaram atitudes positivas.

Biografia do Autor

Leziane Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Andresa Justulin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Doutora do Departamento Acadêmico da Matemática (DAMAT), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.
Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT), Campi Cornélio Procópio/Londrina.

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Publicado

2022-08-02