UM ESTUDO SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E ESTRATÉGIAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Atitudes, Estratégias, Ensino de matemática, Educação MatemáticaResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar as atitudes em relação à Matemática e as estratégias de resolução de problemas mais
utilizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os participantes foram 19 estudantes, de uma escola estadual do Paraná. Para
a coleta de dados utilizou-se questionário informativo, escala de atitudes em relação à Matemática e uma Prova de Matemática
composta por problemas. Após a aplicação deste último instrumento, alguns estudantes foram selecionados a partir de sua
pontuação na escala de atitudes para refazer a prova “pensando em voz alta”. Os resultados indicaram que durante a resolução
de problemas não apenas o conhecimento cognitivo estava sendo requerido, mas também aspectos afetivos, que influenciam o
próprio “pensar” matemático. Além disso, estratégias que conduziram a uma resposta ao problema foram utilizadas por alunos
que apresentaram atitudes positivas.
Referências
AIKEN, L. R. Attitudes toward mathematics. Review of educational research, Washington, v. 4, n. 40, p. 551-596, 1970.
AIKEN, L. R.; DREGER, R. M. The effect of attitudes on Performance in Mathematica.
Journal of Educational Psychology, Arlington, v. 52, n. 1, p. 19-24, 1961.
ALVES, E. V. Um estudo exploratório dos componentes da habilidade matemática requeridos na solução de problemas aritméticos
por estudantes do ensino médio. 1999. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 1999.
ARAÚJO, E. A. Influência das habilidades e das atitudes em relação à matemática e a escolha profissional. 228 p. 1999. Tese de
Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
BONJORNO, J. R. Matemática: Fazendo a diferença. - 1. ed. - São Paulo : FTD, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRITO, M. R. F. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. Trabalho de Livre
docência. 1996. 383 f. Faculdade de educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
CENTURIÓN, M. Conteúdo e metodologia da Matemática: Números e Operações. Editora Scipione, 1994. 1a. ed.
GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KLAUSMEIER, H. J; GOODWIN, W. Manual de psicologia educacional: Aprendizagem e Capacidades Humanas. Tradução: Maria
Célia Teixeira Azevedo de Abreu. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977. 413 - 446p.
KRULIK, S.; RUDNICK, J. Problem – Driven Math. McGrawHill, 2005.
ONUCHIC, L. R. Ensino Aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em
Educação Matemática: concepções e perspectiva. São Paulo: UNESP, 1999. (seminários e debates). p. 199-218.
PARANÁ. Diretrizes curriculares de Matemática para a Educação Básica. 2008.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: interciência, v. 2, 1978.
REYS, R. E.; KRULIK, S. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
RIBEIRO, J. S. Projeto Radix: matemática. São Paulo: Scipione, 2013. (8º ano).
SANTOS, V. M. P. dos. Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Projeto
Fundão, Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.
TINOCO, L. de A. (Coord.). Álgebra: pensar, calcular, comunicar. 2. ed. Rio de Janeiro:
UFRJ/ IM, 2011.
UTSUMI, M. C. Atitudes e habilidades envolvidas na solução de problemas algébricos: um estudo sobre o gênero, a estabilidade
das atitudes e alguns componentes da habilidade matemática. 2000. 246 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de
Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental. Artmed Editora, 2009, p. 58-78.
VILA, A.; CALLEJO, M. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Trad. Ernani Rosa.
Porto Alegre: Artmed, 2006.