as Conexões entre a Educação Financeira Crítica e a aprendizagem de Matemática

um estudo norteado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

  • Maria Eva Freire de Alkimim Universidade Estadual de Montes Claros
  • Josué Antunes de Macêdo

Palavras-chave:

Educação Financeira Crítica., Aprendizagem matemática, Teoria dos Registros de Representação Semiótica.

Resumo

Este trabalho trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado em andamento e tem o objetivo de discutir conexões entre a Educação Financeira e a aprendizagem de Matemática no intuito de propiciar condições favoráveis para a mobilização/construção do conhecimento matemático dos estudantes norteado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Para a coleta de dados foi utilizada uma sequência de atividades elaboradas e desenvolvidas em uma turma do 1 ano do Ensino Médio em Tempo Integral de uma escola da rede pública estadual. Os resultados nos levam a inferir que práticas de Matemática alinhadas ao cotidiano dos estudantes tendem a despertar neles o interesse pela aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2024-03-18