as Conexões entre a Educação Financeira Crítica e a aprendizagem de Matemática
um estudo norteado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Keywords:
Educação Financeira Crítica., Aprendizagem matemática, Teoria dos Registros de Representação Semiótica.Abstract
Este trabalho trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado em andamento e tem o objetivo de discutir conexões entre a Educação Financeira e a aprendizagem de Matemática no intuito de propiciar condições favoráveis para a mobilização/construção do conhecimento matemático dos estudantes norteado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Para a coleta de dados foi utilizada uma sequência de atividades elaboradas e desenvolvidas em uma turma do 1 ano do Ensino Médio em Tempo Integral de uma escola da rede pública estadual. Os resultados nos levam a inferir que práticas de Matemática alinhadas ao cotidiano dos estudantes tendem a despertar neles o interesse pela aprendizagem de Matemática.
References
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
BATISTA, Lucas Athadeu Silva et al. A Matemática Crítica Como Caminho Para a Promoção da Educação Financeira no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 3, p. 355-361, 2021.
BATISTA, Lucas Athadeu Silva. Conhecimentos didático-matemáticos de futuros professores de matemática sobre Educação Financeira. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
BRASIL. Decreto Federal nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira — ENEF. Diário Oficial da União, 23 dez. 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Decreto Federal nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira — FBEF. Diário Oficial da União, 10 jun. 2020.
CAMPOS, Celso Ribeiro. Aprofundando o estudo sobre a vertente comportamental da educação financeira. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. (org.). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. 1 ed. Taubaté: Editora Akademy, 2020. p. 53-76.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012. 8° reimp. 2021.
DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais (sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages intellectuels): (fascículo I). Tradução de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: editora livraria da Física, 2009.
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. (Org.). Tânia M.M. Campos; Tradução. Marlene Alves Dias. 1 ed. São Paulo: Proem, 2011.
DUVAL, Raymond. Rupturas e omissões entre manipular, ver, dizer e escrever: história de uma sequência de atividades em geometria. Tradução: Celia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti. In: BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. (Org.). As contribuições da Teoria das Representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p.15-38.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
KISTEMANN, Marco Aurélio Jr. Economização, capital humano e literacia financeira na ótica da OCDE e da ENEF. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. (org.). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. 1 ed. Taubaté: Editora Akademy, 2020. p. 15-52.
KISTEMANN, Marco Aurélio Jr; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; PESSOA, Cristiane Azevêdo Santos. Educação Financeira: questionamentos e reflexões de três grupos de pesquisa. In: KISTEMANN, Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. (org.). Educação financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Editora Akademy, 2021. p. 13-50.
KISTEMANN, Marco. Aurélio Jr.; GIORDANO, Cássio. Cristiano.; & SOUZA, Santos, Fabiano. (2023). Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 162–184. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16819 acesso em outubro de 2023.
PONTES, Helaine Maria de Souza; DIONÍSIO, Fátima Aparecida Queiroz. Concepções de Peirce, Frege, Saussure e Duval sobre Semiótica: Uma Trajetória. In. In: BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. (Org.). As contribuições da Teoria das Representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 209-225.
RODRIGUES, Márcio Urel. Educação Financeira na formação inicial de professores de Matemática: uma necessidade urgente. In: KISTEMANN, Marco Aurélio Júnior; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Editora Akademy, 2021. p. 183-202.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. 1. ed. Campinas: Editora Papirus, 2021.