EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
QUAL? PARA QUEM? POR QUE LUTAMOS?
Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino e aprendizagem de Matemática, Base Nacional Comum Curricular., Ensino Fundamental e Médio.Resumo
Este estudo tem o objetivo de discutir sobre a Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo na área do conhecimento de Matemática, buscando entender as intenções dessa proposta de ensino no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Para isso, realizou-se uma análise documental da BNCC de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, com o fito de identificar as habilidades que a mencionam de forma implícita e/ou explícita, seguida de nossas reflexões, norteadas por pesquisadores da Educação Matemática. Justifica-se, este estudo, pela necessidade de levar às pessoas discussões da Educação Financeira, no intuito de orientá-las acerca do modelo de sociedade capitalista no qual estamos inseridos, bem como na tomada de decisão consciente e fundamentada. Nessa direção, buscam-se apontamentos para problematizações do tipo: Por que Educação Financeira nas escolas? Qual Educação Financeira desejamos? A quem essa proposta se destina? Por que lutamos?
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Letramento financeiro e o perfil de professores que ensinam Matemática na escola básica. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. (Org). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté: Editora Akademy, 2020, p. 77-106.
ASSIS, Marco Rodrigo da Silva; GIORDANO, Cassio Cristiano; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n. 3, 2019.
BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo. Tradução de Alexandre Werneck. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BRASIL. Decreto n.º 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jun. 2020.
BRASIL. Decreto n.º 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2010. Seção 1, p. 7-8.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEB, 1997.
CAMARGOS, Heverton Silva de; PATRIOTA, Jessica Nepomuceno. Educação financeira nas escolas do estado do Tocantins: desafios. Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, v. 9, n. Especial, p. 12-21, 2022.
CAMPOS, Celso Ribeiro. Aprofundando o estudo sobre a vertente comportamental da educação financeira. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. (Org). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté: Editora Akademy, 2020, p. 53-76.
CRIDDLE, E. Alfabetização financeira: metas e valores, não apenas números. Alliance34, v. 4, 2006.
DOMINGOS, António Manuel Dias; SANTIAGO, Ana. Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 6, n. 3, 2014.
ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Plano Diretor. Brasília: ENEF, 2010.
JOHANN, Rafaela Cristina; MALANCHEN, Júlia. Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular. Revista Linhas. Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 132-155, maio/ago. 2021
KISTEMANN Jr., Marco Aurélio. Economização, Capital humano e literacia financeira na ótica da OCDE e da ENEF. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. (Org). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: pesquisas e reflexões. Taubaté: Editora Akademy, 2020, p. 15-52.
OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005.
ORTON, Larry. Alfabetização Financeira: Lições da experiência internacional. Política Canadense Rede de Pesquisa - Relatório de Pesquisa do CPRN. Canadá: Incorporated, 2007.
SILVA. Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. 1. ed. Campinas: Editora Papirus, 2021.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e matemática financeira. 2015. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2015.
VITT, Lois. A. Decisões financeiras do consumidor e a psicologia dos valores. Jornal de Finanças Profissionais de Serviços, v. 58, n. 6, p. 68-78, 2004.