EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

QUAL? PARA QUEM? POR QUE LUTAMOS?

Authors

  • Maria Eva Freire de Alkimim Universidade Estadual de Montes Claros
  • Daniele Costa Pinho
  • Francely Aparecida dos Santos unimontes

Keywords:

Educação Financeira, Ensino e aprendizagem de Matemática, Base Nacional Comum Curricular., Ensino Fundamental e Médio.

Abstract

Este estudo tem o objetivo de discutir sobre a Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo na área do conhecimento de Matemática, buscando entender as intenções dessa proposta de ensino no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Para isso, realizou-se uma análise documental da BNCC de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, com o fito de identificar as habilidades que a mencionam de forma implícita e/ou explícita, seguida de nossas reflexões, norteadas por pesquisadores da Educação Matemática. Justifica-se, este estudo, pela necessidade de levar às pessoas discussões da Educação Financeira, no intuito de orientá-las acerca do modelo de sociedade capitalista no qual estamos inseridos, bem como na tomada de decisão consciente e fundamentada. Nessa direção, buscam-se apontamentos para problematizações do tipo: Por que Educação Financeira nas escolas? Qual Educação Financeira desejamos? A quem essa proposta se destina? Por que lutamos?

 

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Published

2024-07-19