AS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta resultados obtidos por meio de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de Alegre/ES, na qual se investigou a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática no município de Castelo/ES quanto ao tema da Modelagem Matemática. A investigação ocorreu via curso de formação continuada, organizado em 8 encontros presenciais com participação de 8 professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental II da referida rede e 1 professor da educação especial. Os objetivos foram investigar se os professores participantes desenvolviam a prática de Modelagem Matemática em suas aulas, se/como se apropriam dela e se o curso contribuiria para ressignificar as práticas de ensino deles. A produção de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário, de grupo focal e observações das interações durante o curso de formação, anotadas em diário de campo. Os dados foram analisados via análise de conteúdo, emergindo as categorias: formação inicial e continuada e Modelagem, a inserção da Modelagem na prática de ensino e suas implicações, Modelagem como possibilidade de contextualização com a realidade e ressignificação da prática de ensino. Os resultados evidenciaram que os participantes compreenderam a Modelagem Matemática como uma alternativa para aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas, ressignificando sua prática. Porém, mesmo após aderir à proposta, os participantes ficaram preocupados com o cumprimento do currículo prescrito para contemplar os conteúdos matemáticos.
Referências
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L; BISOGNIN, E. Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. 1. ed. Londrina: EdUEL, 2011. 312 p.
AMADO, N.; CARREIRA, S.; CANAVARRO, A. P. Sobre o tema conexões matemáticas. In: CARREIRA, S.; FERREIRA, R. T.; VALE, I. (ed.) Encontro de investigação em educação matemática do EIEM 2019: livro de atas. Alte: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), 2019. ISSN 2182-0023, p. 3-6.
.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Federal Paulista, Rio Claro, 2001.
. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião anual da ANPED, 24. 2001. Anais. Rio de Janeiro: ANPED, 2001 a.
. As relações dos professores com a modelagem matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8. Anais. Recife: SBEM, 2004a.
. Modelagem e os futuros professores. In: REUNIÃO ANUAL DAANPED, 25, 2002, Caxambu. Anais [..]. Caxambu: ANPEd, 2002.
. Modelagem matemática e a Perspectiva Sócio-crítica. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática GT Modelagem Matemática, Santos 2003.
. Modelagem matemática na sala de aula. In: III Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Pernambuco: SBEM, 2004b.
. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, n.4, p. 73- 80, 2004c.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Almedina: Edições 70, 2011.
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática. Dynamis, Blumenau, v.2, n.7, p 55- 83, abr./jun. 1994. 2006.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São P aulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
BRANDT, C. F., BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (org.). Modelagem matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, 226 p.
BURAK, D.; KLUBER, T. E. Educação matemática: contribuições para a compreensão de sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v.10, n.2, p. 93-106, 2008.
BURAK, D. Formação dos pensamentos algébricos e geométricos: uma experiência com modelagem matemática. Pró-Mat. – Paraná. Curitiba, v.1, n.1, p.32- 41, 1998.
________. Uma perspectiva de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem da matemática. In: Modelagem matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010. p.15-38.
BURAK, D; PONTES, H. M. S. Modelagem Matemática na educação Básica: uma experiência vivida. In: BRANDT, C. F., BURAK, D., KLÜBER, T. E. (org.). Modelagem Matemática: Perspectivas, experiências, reflexões e teorizações [online]. 2 ed. rev. ampl. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2016, pp. 183-200.
CARREIRA, S. Modelação matemática e simulação no contexto escolar: conexões entre mundos. In: AMADO, N.; CANAVARRO, A. P.; CARREIRA, S.; FERREIRA, R. T.; VALE, I. (ed.). Encontro de Investigação em Educação Matemática do EIEM 2019: livro de atas. Alte: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. ISSN 2182-0023. p. 45-62.
D’AMBRÓSIO, U. A matemática nas escolas. Educação Matemática em Revista, ano 9, n. 11, edição especial, abril de 2002.
FIORENTINI, D. Diálogo com Dário Fiorentini. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, Passo Fundo, p. 217-227, jan./jun. 2013.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
GATTI, B. A. Grupo focal nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. p. 07-54.
GUALANDI, J. H. Os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática. 2019. 169 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rever. e ampl, São Paulo: Heccus Editora, 2013.
LISBOA, A. Uma engenharia didática para aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. Tese de Doutorado em Educação. Brasília: Universidade de Brasília. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36023. Acesso em: 02 de jan.. 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NACARATO, A. M.; et al. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
PIRES, C. M. C. Implementação de inovações curriculares em matemática: embates com concepções, crenças e saberes de professores. In: MARANHÃO, Cristina (org.). Educação matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio: pesquisas e perspectivas. São Paulo: Musa Editora, 2009. P. 167-190.
PONTE, J. P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. Educação Matemática: Temas de investigação, p 185-239, 1992.
_________. Formação do professor de matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa, 2014.
SILVA, F. C. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. UFPA – Universidade Federal do Pará, Belém-PA: 2015.
SOUZA, J. C. S.; SANTOS, M. C. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
TAMBARUSSI, C. M. A formação de professores em modelagem matemática: considerações a partir de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – PDE. Dissertação em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel, 2015. 179 p.
TORTOLA, E.; SILVA, K. A. P.; DALTO, J. O. Professores em ação: (res) significando o ensino por meio da Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 37, n. 75, p. 168-193, abr. 2023.