AS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Authors

  • Andressa Lozorio ppgeeduc
  • Maria Aparecida de Carvalho

Abstract

Este artigo apresenta resultados obtidos por meio de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de Alegre/ES, na qual se investigou a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática no município de Castelo/ES quanto ao tema da Modelagem Matemática. A investigação ocorreu via curso de formação continuada, organizado em 8 encontros presenciais com participação de 8 professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental II da referida rede e 1 professor da educação especial. Os objetivos foram investigar se os professores participantes desenvolviam a prática de Modelagem Matemática em suas aulas, se/como se apropriam dela e se o curso contribuiria para ressignificar as práticas de ensino deles. A produção de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário, de grupo focal e observações das interações durante o curso de formação, anotadas em diário de campo. Os dados foram analisados via análise de conteúdo, emergindo as categorias: formação inicial e continuada e Modelagem, a inserção da Modelagem na prática de ensino e suas implicações, Modelagem como possibilidade de contextualização com a realidade e ressignificação da prática de ensino. Os resultados evidenciaram que os participantes compreenderam a Modelagem Matemática como uma alternativa para aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas, ressignificando sua prática. Porém, mesmo após aderir à proposta, os participantes ficaram preocupados com o cumprimento do currículo prescrito para contemplar os conteúdos matemáticos.

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Published

2024-07-08