ENSINO DE CÁLCULO:

UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTRODUÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sérgio Cândido da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo, Ensino Médio, Cálculo Diferencial e integral

Resumo

A dificuldade apresentada pelos alunos na disciplina de Cálculo nas universidades de todo país é um problema recorrente
em cursos de diversas áreas que possuem esta disciplina em seu currículo. O índice de não aprovação é altíssimo, o que acaba
acarretando, em muitos casos, até no abandono do curso. Este trabalho apresenta como alternativa para tentar solucionar este
problema a inserção, de forma introdutória, dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ainda no Ensino Médio. Por meio de
uma pesquisa bibliográfica realizada em trabalhos disponíveis sobre o tema, concluímos que além de ser possível introduzir esta
matéria no Ensino Médio, pode-se ter uma melhora significativa no desempenho dos alunos que cursam esta disciplina.

Biografia do Autor

Sérgio Cândido da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Pós-Graduado em Ciências Exatas pela Faculdade Focus. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

2024-04-18