ENSINO DE CÁLCULO:
UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTRODUÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Keywords:
Ensino de Cálculo, Ensino Médio, Cálculo Diferencial e integralAbstract
A dificuldade apresentada pelos alunos na disciplina de Cálculo nas universidades de todo país é um problema recorrente
em cursos de diversas áreas que possuem esta disciplina em seu currículo. O índice de não aprovação é altíssimo, o que acaba
acarretando, em muitos casos, até no abandono do curso. Este trabalho apresenta como alternativa para tentar solucionar este
problema a inserção, de forma introdutória, dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ainda no Ensino Médio. Por meio de
uma pesquisa bibliográfica realizada em trabalhos disponíveis sobre o tema, concluímos que além de ser possível introduzir esta
matéria no Ensino Médio, pode-se ter uma melhora significativa no desempenho dos alunos que cursam esta disciplina.
References
ANDRÉ, S. L.C. Uma proposta para o ensino do conceito de derivada no Ensino Médio. Dissertação do Mestrado em Ensino de
Matemática – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
ÁVILA, G. O Ensino do Cálculo no Segundo Grau. In: Revista do Professor de Matemática, n.18, Rio de Janeiro, Sociedade
Brasileira de Matemática (SBM), 1991, p.1-9.
BARUFI, Maria Cristina Bonomi. A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e
Integral. 1999. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
MACHADO, Nilson José. Cálculo no ensino médio: já passou da hora. São Paulo: Blog Imaginário Puro, 2015. Disponível em: <
https://imaginariopuro.wordpress.com/2015/10/28/calculo-o-ensino-medio-ja-passou-da-hora/>. Acesso em: 26 de dezembro
de 2022.
MOLON, Machado. Cálculo no Ensino Médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do software Geogebra.
Dissertação de Mestrado em Matemática - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2013.
MUNEM, M. A.; FOULIS, D. J. Cálculo, Volume 2. Rio de Janeiro: Guanabara, 1992.
RAFAEL, Rosane Cordeiro. Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não
aprovação. Dissertação do Mestrado em Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017.
REIS, Frederico da Silva. 2001. A Tensão entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: a Visão de Professores -
Pesquisadores e Autores de Livros Didáticos. Campinas – SP: Tese de Doutorado, 2001.
REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. Tese de Doutorado. Universidade de
São Paulo. São Paulo. 2003.
ROCHA, Joice Stella de Melo. O Ensino de Cálculo no Ensino Médio. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São
João Del Rei, Departamento Matemática e Estatística. 2018.
RYAN, Mark. Cálculo para Leigos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alta books, 2009.
SPINA, Catharina de Oliveira Corcoll. MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO CÁLCULO
DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, instituto de
geociências e ciências exatas. Rio Claro. 2002.
STEWART, J. Cálculo: volume 1. 5 ed. São Paulo: Thomson, 2006. THOMAS, G. B. Cálculo: volume 1. 11 ed. São Paulo: Pearson,