O USO DA MASSA DE MODELAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES.

Autores

  • AUDREY RODRIGUES DOS SANTOS DIAS UNESP/ BAURU
  • ALICE ASSIS UNESP - FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ

Palavras-chave:

Educação matemática, Materiais Concretos, Ensino de Frações

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência, fruto do desenvolvimento de uma atividade com vinte e quatro alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi aplicar uma proposta baseada na realização de uma receita de massa de modelagem, para a elaboração de “pizzas”, utilizadas como recurso didático para o aprendizado do conteúdo curricular “frações”. A aplicação dessa atividade originou-se de uma inquietação perante as dificuldades apresentadas pelos alunos em questão. Após a realização dessa proposta, foi possível verificar que o desempenho dos alunos frente às atividades relacionadas ao conteúdo fracionário mostrou-se satisfatório comparado aos dados anteriores à aplicação dessa atividade.

Biografia do Autor

AUDREY RODRIGUES DOS SANTOS DIAS, UNESP/ BAURU

Mestra em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. Professora da Rede Municipal de Ensino de Bauru/SP, atuando no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP - Campus de Bauru/SP e Segunda Graduação em Letras/Português pela UNIFACVEST. Pós graduada nas áreas de Psicopedagogia (Universidade do Sagrado Coração - USC), Educação Especial, Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional; e Informática e comunicação na Educação pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única - FUNIP.

ALICE ASSIS, UNESP - FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ

Graduação em Licenciatura em Física; Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP - Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente, professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Projeto UNATI da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Downloads

Publicado

2023-09-21