O USO DA MASSA DE MODELAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES.
Keywords:
Educação matemática, Materiais Concretos, Ensino de FraçõesAbstract
O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência, fruto do desenvolvimento de uma atividade com vinte e quatro alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi aplicar uma proposta baseada na realização de uma receita de massa de modelagem, para a elaboração de “pizzas”, utilizadas como recurso didático para o aprendizado do conteúdo curricular “frações”. A aplicação dessa atividade originou-se de uma inquietação perante as dificuldades apresentadas pelos alunos em questão. Após a realização dessa proposta, foi possível verificar que o desempenho dos alunos frente às atividades relacionadas ao conteúdo fracionário mostrou-se satisfatório comparado aos dados anteriores à aplicação dessa atividade.
References
ASBAHR, F.S.F. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais”. In.: MARTINS, L.M.; ABRANTES, A.A.; FACCI, M.G.D. (orgs). Periodização Histórico Cultural do Desenvolvimento: do nascimento à velhice. São Paulo: Editora Autores Associados, 2016. BAURU. SME. Currículo Comum do Ensino Fundamental, 2016. Disponível em:< https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/curriculo_ef2.pdf> Acesso em 20 jun. 2021.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jun. 2021.BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.BRITO, M.R.F. Psicologia da Educação Matemática. Florianópolis: Insular, 2001.FERNANDES, Sueli F. H, As frações do dia-a-dia – operações. Ponta Grossa, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.GERVÁZIO, S. N. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v.9, p. 42-55, jul.2017. KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: teoria e prática. São Paulo: Unicamp. 1996. MARANHÃO, Cristina S. de A; IMENES, Luiz Márcio P. Jogos com frações. Revista do Ensino de Ciências, n.14, p.47-51, set. 1985.
PACHECO, Rosimeri S; ATAÍDE, Antonio M. Dificuldades de Interpretação de textos na escola – Propostas metodológicas para a superação desse problema: trabalhando com fábulas e mitos. Artigo. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_port_artigo_rosimeri_dos_santos_pacheco.pdf Acesso em: 20 jun. 2021.SOUZA, Vitor A. Aprenda a trabalhar com material concreto em Matemática. Disponível em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAuJYAK/aprenda-a-trabalhar-com-material-concreto-matematica Acesso em: 05.07.2021.