NEPSO – UMA ABORDAGEM EM TRÊS ASPECTOS:

PESQUISA EDUCATIVA, APRENDIZAGEM E LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Authors

  • Felipe Júnio de Souza Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Educação Estatística, Letramento estatístico, Nepso, Pesquisa educativa de opinião, Projetos de aprendizagem

Abstract

Pesquisas recentes, especialmente ligadas à modalidade de estado da arte, apontam que os estudos em
Educação Estatística estão em expansão. O Brasil desponta nesse cenário ao desenvolver investigações
consistentes e ao propor opções teórico-metodológicas que apoiam a inovação e a crescente abrangência
deste campo do saber no cenário internacional. Nesse sentido, este artigo apresenta uma discussão
sobre três aspectos do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) que propõe a disseminação
da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico: sua metodologia para projetos educativos de
pesquisa de opinião, uma concepção de que esses projetos são de aprendizagem e algumas evidências de
que o Nepso favorece práticas de letramento estatístico em estudantes da educação básica quando estão
envolvidos em atividades planejadas com base nessa metodologia. Para tal, parte-se dos resultados de
uma pesquisa recente que discutiu os componentes do letramento estatístico em projetos do Nepso e de
outros estudos sobre essa temática.

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Published

2022-05-03