NEPSO – UMA ABORDAGEM EM TRÊS ASPECTOS:
PESQUISA EDUCATIVA, APRENDIZAGEM E LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Palavras-chave:
Educação Estatística, Letramento estatístico, Nepso, Pesquisa educativa de opinião, Projetos de aprendizagemResumo
Pesquisas recentes, especialmente ligadas à modalidade de estado da arte, apontam que os estudos em
Educação Estatística estão em expansão. O Brasil desponta nesse cenário ao desenvolver investigações
consistentes e ao propor opções teórico-metodológicas que apoiam a inovação e a crescente abrangência
deste campo do saber no cenário internacional. Nesse sentido, este artigo apresenta uma discussão
sobre três aspectos do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) que propõe a disseminação
da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico: sua metodologia para projetos educativos de
pesquisa de opinião, uma concepção de que esses projetos são de aprendizagem e algumas evidências de
que o Nepso favorece práticas de letramento estatístico em estudantes da educação básica quando estão
envolvidos em atividades planejadas com base nessa metodologia. Para tal, parte-se dos resultados de
uma pesquisa recente que discutiu os componentes do letramento estatístico em projetos do Nepso e de
outros estudos sobre essa temática.
Referências
ARAÚJO, D. A.; DEODATO, A. A. A pesquisa de opinião nas aulas de Matemática: reflexões sobre projetos
desenvolvidos com alunos de 2º ciclo. Anais do VII Encontro Mineiro de Educação Matemática - EMEM.
São João Del-Rei: SBEM-MG, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. SEF. Brasília: MEC/SEF, 1998.
________. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. SEF. Brasília: MEC/SEF, 2017.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em
ambientes de modelagem matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA,
I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna, BA: Via
Litterarum, 2010, p. 9-18.
AGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; LAURINO-MAÇADA, D. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!
Brasília: Secretaria da Educação à Distância/MEC, 1999.
FARIA, J.B. et al. NEPSO das águas: pesquisa de opinião no estudo de temáticas relacionadas à água. XIV
UFMG Jovem. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
FREITAS, L. S. et al. Projetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Canoas/RS: ULBRA, 2013.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical
Review, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002.
KATAOKA, V. Y.; HERNANDEZ, H. Sequência de ensino 1: perfil da turma. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E.
(Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010, p. 23-
LEITE, R. C. M. O programa Nepso e suas contribuições para o currículo do ensino médio nas escolas
públicas paulistas. 283 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
São Paulo, 2015.
LIMA, A. L. D’ I. et al. NEPSO: manual do professor. 3. ed. São Paulo: Global, 2010.
LIMA, P. C. Constituição de práticas de numeramento em eventos de tratamento da informação
na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
LOPES, C. E. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: LOPES, C. E.;
COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (Orgs.). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas,
SP: Mercado de Letras, 2010, p. 47-64.
NEPSO. Programa NEPSO. Disponível em http://www.nepso.net. Acesso em 07 de Maio de 2017.
OLIVEIRA, F. J. S. Letramento estatístico na educação básica: o uso de tecnologias digitais em pesquisas
de opinião. 2019. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Faculdade de Educação,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
OLIVEIRA, F. J. S.; REIS, D. A. F. The Nepso and opinion educative survey in Latin America: discussions on
statistical literacy in the perspective of this approach. Statistics Education Research Journal, no prelo.
OLIVEIRA, P. C.; PAIM, S. A. O. C. O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico
de 2006 a 2018. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 3, n. 2,
p. 669-699, ago. 2019.
PORCIÚNCULA, M. M. S.; SAMÁ, S. Projetos de aprendizagem: uma proposta pedagógica para a sala
de aula de Estatística. In: SAMÁ, S.; PORCIÚNCULA, M. M. S. (Orgs.). Educação Estatística: ações e
estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Curitiba: CRV, 2015. p. 133-141.
SANTOS, A. S. L. Uma experiência educacional a partir da metodologia NEPSO: apontando limites e
possibilidades. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo,
São Bernardo do Campo, 2011.
SANTOS, R. M; FIORENTINI, D. A pesquisa e os contextos da produção: a Educação Estatística nos
programas brasileiros de pós-graduação. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática -
ENEM. São Paulo: SBEM, 2016.
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Mapeamento de pesquisas sobre Educação Estatística na Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações: um olhar para a formação de professores de Matemática.
Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, p. 1-17, set. 2019.
SILVA, J. F.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J. Um cenário sobre a pesquisa em Educação Estatística no Boletim
de Educação Matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015. Bolema, Rio Claro – SP, v. 31, n. 58, p. 679-698,
ago. 2017.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC,
VILLAÇA, A. A. Aprendizagens em uma pesquisa de opinião na sala de aula: diálogos entre práticas
cotidianas. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
VILLAÇA, A. A.; BRITO, R. P. S. A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de Matemática:
contribuições da metodologia Nepso. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.
São Paulo: SBEM, 2016.
WILLIAMSON, G.; HIDALGO, C. Flexibilidad curricular en la implementación de proyectos de investigación
para mejorar el aprendizaje de los estudiantes. El caso de Nepso Chile. Revista Electrónica Actualidades
Investigativas en Educación. v. 15, n. 2, mayo – ago. 2015.
WILLIAMSON, G.; TORRES, I.; DURAN, N. Investigación en aula en educación de adultos: el proyecto
Nuestra Escuela Pregunta Su Opinión - Nepso. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 03, p. 125-
, dez. 2011.
WODEWOTZKI, M. L. L. et al. Temas contemporâneos nas aulas de Estatística: um caminho para
combinar aprendizagem e reflexões políticas. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A.
(Orgs.). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, p. 65-83.