A CRIAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS:
UM DOS CAMINHOS PARA A REFORMA EDUCACIONAL
Keywords:
Formação do Professor de Matemática, Criação de Problemas Matemáticos, Autonomia Docente, Professores Reflexivos, Reforma EducacionalAbstract
O foco de interesse desta pesquisa é a formação inicial do professor de Matemática e seu objetivo é
investigar em que termos a experiência de criação de problemas matemáticos, com futuros professores
de Matemática, a partir de sua experiência escolar e de seu contexto sociocultural, com olhar para sua
carreira, poderá gerar neles autonomia, possibilidade de se constituírem profissionais reflexivos sobre
sua própria prática. Utilizamos, como procedimento metodológico, a pesquisa ação ou investigação
ação. Os colaboradores da pesquisa foram oito futuros professores de Matemática, em formação inicial
de Licenciatura. A matéria de análise foram problemas matemáticos que os futuros professores criaram
durante a pesquisa, suas discussões e suas reflexões, em duplas e na turma, que foram apresentados
por escrito, e um questionário inicial. A pesquisa, além disso, possibilitou que os futuros professores se
tornassem idealizadores das práticas e não apenas aplicadores de receitas prescritas fora da escola, sem o
aval e reflexão da comunidade de professores. Esta imersão possibilitou o abandono das práticas docentes
dos futuros professores que supunham um processo acrítico, pois permitiu interpretação, reinterpretação
e sistematização de suas experiências passadas e presentes. Eles compreenderam que é possível enxergar
a Matemática de forma diferente; as aplicações da Matemática, que esta não é restrita a números; que
eles podem construir suas próprias tarefas, mobilizando o saber vivenciado para sua praticas e possibilitar
a aprendizagem do conteúdo matemático. E todo esse processo se constituiu um dos caminhos para a
reforma educacional.
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