NAS TRAVESSIAS DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A EMERGÊNCIA DE GEOMETRIA

Authors

  • Débora Regina Wagner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Visualidade, Geometria, Arte, Formação de professores, Experiência

Abstract

Sob o título “Matemática e arte para sala de aula” desenvolveu-se uma formação para professores que ensinam matemática no
Ensino Fundamental. A formação aconteceu na forma de oficinas e tinha como objetivo relacionar matemática e arte por meio
de imagens, de modo que os professores pudessem pensar e desenvolver atividades matemáticas em sala de aula. O objetivo
deste artigo é, então, apresentar e analisar discursos visuais que emergiram em torno da beleza e da representação espacial,
mobilizados por um discurso da geometria. Nos atravessamentos dos discursos, provocações e desassossegos nos impelem a outro
enfrentamento: a formação de professores.

Author Biographies

Débora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Débora Regina Wagner
Universidade Federal de Santa Catarina

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Cláudia Regina Flores
Universidade Federal de Santa Catarina

References

ALBERTI, Leon B. Da Pintura. Tradução de Antônio da Silveira Mendonça. 3ª ed. Campinas: Editora da

Unicamp, 2009.

BERGER, John. Modos de ver. Tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

FLORES, Cláudia R. Olhar, Saber e Representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa,

______. Cultura Visual, Visualidade, Visualização Matemática: balanço provisório, propostas cautelares.

Revista Zetetiké, v. 18, p. 277-300, 2010.

______. Historicidade e Visualidade: novos territórios da educação matemática. Anais do XI Encontro de

Educação Matemática, p. 1-6, Curitiba, Paraná, jul., 2013.

______. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n.

, p. 502-514, ago/2016.

FOUCAULT, Michel. Polemics, politics and problematizations: and interview with Michel Foucault. In.

Ethics: subjectivity and true. Translated by Robert Hurley and others. New York: The New Press, 1982, p.

-119.

______. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Tradução de Andréa Daher. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar, 1997.

______. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque.

ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREITAS, Alexandre S. Michel Foucault e o cuidado de si: a invenção de formas de vida resistentes em

educação. ETD: Educ. Tem. Dig., Campinas, v. 12, n. 1, p.167-190, jul./dez., 2010.

JAY, Martin. Scopic regimes of modernity. In. FOSTER, H. (Ed.). Vision and visuality. Seattle: Bay Press,

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis:

Vozes, 1994, p. 35-86.

______. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5ª ed. Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

______. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In. Tremores: escritos sobre experiência.

Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LEITE, César Donizetti. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto: visões paralelas de espaço e tempo na arte e na ciência.

° ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Tradução de Elisabete Nunes. Lisboa: Edições 70,

PARRAMÓN, José M. A perspectiva na arte. Tradução de Mercês Peixoto. Lisboa: Editora Presença, 1993.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, NiltonMilanez e Carlos Piovesani. São Carlos: Claraluz, 2005.

STURKEN, Marita. CARTWRIGHT, Lisa. Practices of Looking: an introduction to visual culture. New York:

Oxford University Press, 2001.

WAGNER, Débora R. Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na

pintura clássica. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de

Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

Published

2023-07-05