A VALORIZAÇÃO DE VALIDAÇÕES EMPÍRICAS EM ATIVIDADES GEOMÉTRICAS: UM REFLEXO DO CENÁRIO DESENHADO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Authors

  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

Keywords:

Ensino de Geometria, Provas Empíricas e Teóricas, Formação de Professores

Abstract

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa, realizada com professores da rede pública estadual de um município
de Mato Grosso, em que analisamos propostas didáticas de trabalho, elaboradas pelos professores, para serem trabalhadas em
aulas de Matemática, envolvendo conteúdos de Geometria, visando explorar validações em duas categorias de provas: empíricas e
teóricas. Observamos que as produções realizadas tendem a valorizar o emprego efetivo de apenas uma das categorias, a das provas
empíricas. Além disso, a grande marca das provas teóricas produzidas foram os equívocos encontrados em suas formulações. Estes
elementos refletem, em parte, o cenário do ensino de Geometria desenhado por muitas pesquisas, mostrando a existência de uma
grande lacuna em relação ao ensino de provas e validações teóricas em Geometria, o que indica a necessidade de reflexão acerca da
formação inicial e continuada de professores de Matemática no que tange ao ensino de Geometria.

Author Biographies

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Eberson Paulo Trevisan
Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

José Luiz Magalhães de Freitas
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

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Published

2023-07-05