CÁLCULO MENTAL COM FRAÇÕES:
EVOLUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS NUMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Keywords:
Cálculo mental, Números racionais, Estratégias, Representações mentais.Abstract
Neste artigo analisamos a evolução das estratégias de cálculo mental dos alunos com frações ao longo
de uma experiência de ensino e discutimos os fatores que podem influenciar esta evolução. O quadro
concetual centra-se em elementos essenciais para calcular mentalmente como factos numéricos,
regras memorizadas e relações numéricas, suportadas por representações mentais. Recorrendo a uma
metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), realizámos dois ciclos de experimentação.
Os resultados mostram uma evolução das estratégias dos alunos, inicialmente baseadas em regras
memorizadas e factos numéricos, para estratégias baseadas em relações numéricas apoiadas em
representações mentais cada vez mais complexas. Fatores identificados como facilitadores desta
evolução são as características das tarefas e a discussão coletiva das estratégias de cálculo mental
em sala de aula.
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