CARACTERIZANDO ANÁLISE DE MODELOS E SUA INFLUÊNCIA NA INTERAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A REALIDADE DOS ESTUDANTES: DEPOIMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES

Authors

  • Emerson Silva de Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Isabel Cristina Machado de Lara Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM) - PUCRS

Keywords:

Matemática, pesquisa, realidade, Análise de Modelos

Abstract

O objetivo principal deste artigo é apresentar como um grupo de professores de Matemática caracteriza o termo Análise de
Modelos, entendido como uma alternativa metodológica de ensino, e qual sua importância na articulação da Matemática com
a realidade dos estudantes. Após aplicar um questionário sobre o tema aos participantes, a análise de seus depoimentos foi
feita por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Constatou-se, após análise, que os Sujeitos da pesquisa
concebem ou caracterizam a Análise de Modelos de quatro formas diferentes, conforme as categorias emergentes da ATD.

Author Biographies

Emerson Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS, Mestrado em Matemática - UFAM, Licenciatura em Matemática - UFPA, professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Isabel Cristina Machado de Lara, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM) - PUCRS

Pós-doutorado em Educação em Ciencias e Matemática - PUCRS, Doutorado e Mestrado em Educação - UFRGS, Licenciatura em Matemática - UFRGS, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM) - PUCRS

References

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, H. C. A Matematização em Atividades de Modelagem Matemática. Alexandria

Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n.3, p. 207-227, novembro 2015.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO

ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e a perspectiva sociocrítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE

PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos. Anais... São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo:

Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática no ensino fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da

Física, 2016.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese

(Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro Paranaense da Modelagem na Educação

Matemática, I, Londrina, 2004. Anais... Londrina: UEL, p. 1-11, 2004.

CARGNIN-STIELER, M.; BISOGNIN, V. Contribuições de metodologia da modelagem matemática para

cursos de formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49/3, 2009.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2000.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2002.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos.

ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).

GEORGE, F. Modelos de Pensamento (Mário Guerreiro, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.

KANT, I. Duas introduções à Crítica do juízo (Ricardo R. Terra, Org.). São Paulo: Iluminuras, 1995.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. A matemática, os alunos e a matemática: algumas visões epistemológicas

evidenciadas a partir de depoimentos de alunos. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação

Matemática, I, Recife, 2006. Anais... Recife, p. 1-11, 2006.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. (Trad.) MONTEIRO, H.; SETTINERI, F. A construção do saber: manual de metodologia

da pesquisa em Ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, R.; GALIAZZI M.C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Uniují, 2011.

MORAES, R.; GALLIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos.

In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos

tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

SOARES, D. S.; JAVARONI, S. L. Análise de Modelos: possibilidades de trabalho com Modelos Matemáticos

em sala de aula. In: BORBA, M. C. & CHIARA, A. (Org.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática, São

Paulo-SP, Editora Livraria da Física, 2013, p. 195-219.

Published

2023-07-05