A EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO/NO CAMPO
UMA ANÁLISE CURRICULAR
Keywords:
Educação do Campo, Educação Financeira, Novo Ensino Médio, CurrículoAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar criticamente e comparativamente as ementas das unidades curriculares que tratam da educação financeira em três modalidades do Novo Ensino Médio do estado do Paraná que contemplam a Educação do Campo: escolas do campo; escolas das ilhas; e escolas de assentamento e acampamento. Mais especificamente, os seguintes itens: objetivos, conteúdos e habilidades. Conclui-se que as propostas de educação financeira para escolas do campo e para escolas das ilhas são muito semelhantes; nas escolas do campo e nas escolas das ilhas, a unidade curricular chama-se “Educação Financeira”, enquanto nas escolas de assentamento e acampamento, “Educação Financeira para a Cooperação”; as propostas para as escolas do campo e escolas das ilhas têm abordagem neoliberal e conservadora, enquanto a proposta para as escolas de assentamento e acampamento é crítica, explicitando aproximação com a Educação do Campo, ao contrário das outras duas; e os objetivos e as habilidades das unidades curriculares das escolas do campo e das escolas das ilhas não são coerentes com os conteúdos abordados – estes de viés neoliberal.
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