CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: referências históricas de um saber fundamental à aprendizagem da geometria

Authors

  • Adalberto cans Universidade Federal de Santa Catarina
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Moser Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Keywords:

Aprendizagem da Matemática, Educação Matemática, História da Educação Matemática, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

O presente objetiva trazer reflexões que reforcem a importância das construções geométricas para a aprendizagem da geometria. Sugere que as construções euclidianas elementares devem iniciar, preferencialmente de forma manual, utilizando-se os instrumentos: régua não graduada e compasso. Posteriormente, toda e qualquer tecnologia disponível deve ser apresentada e acessada pelo estudante – esquadro, transferidor e tecnologias digitais como os softwares. A sustentação teórica ancora-se em documentos oficiais que regulamentaram ou regulamentam a educação brasileira; em pesquisadores como: Zuin (2001), Boyer (2012), Miorim (1998) e Valente (1999, 2007), arrematados por asserções de outros autores; e mais recentemente na Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, apoia-se na pesquisa qualitativa-bibliográfica para validar a prognose. A pesquisa contribui para a compreensão da trajetória de idas e vindas das construções geométricas no Brasil e infere que o exercício dessas construções, vinculadas a Geometria, pode reduzir danos significativos na formação do conhecimento geométrico do aluno melhorando sua aprendizagem.

Author Biographies

Adalberto cans, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Matemática – Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço: Rua Jabuticabeira do Sul, 350, Ribeirão da Ilha, Florianópolis, SC, Brasil, CEP: 88.064-076. E-mail: adalbertocns12@gmail.com

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática – Universidade de Estrasburgo (UNISTRA). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço: Campus Universitário, Centro de Ciências Físicas e Matemática, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil, CEP: 88.040-900. E-mail: mthmoretti@gmail.com

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Published

2024-06-06