ENSINO DE QUADRILÁTEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O GEOGEBRA
Palavras-chave:
Educação matemática, Geometria, Quadriláteros, GeoGebraResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) permite que o licenciando, ainda em formação, obtenha
experiências de práticas pedagógicas na escola parceira além
do currículo de graduação. Neste trabalho, será apresentada
uma vivência com o software GeoGebra, com o tema de
quadriláteros para o oitavo ano do ensino fundamental. Será
discutida a bibliografia existente sobre o assunto, mostrando
a motivação e os resultados da pesquisa nesse campo, então
serão mostradas as condições em que foram conduzidas as
intervenções e também analisados os seus resultados com
relação a aprendizagem dos alunos
Referências
ALVES, George de Souza; SOARES, Adriana Benevides; LIMA, Cabral. Informática e Educação
Matemática: um estudo de caso com triângulos através da Geometria Dinâmica. In: XXV
CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – XI WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA
ESCOLA. Anais. Campinas: Unicamp, 2005. p. 2797 - 2805.
ANDRINI, Álvaro, VASCONCELLOS, Maria José Praticando Matemática. São Paulo: Editora do Brasil,
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases
das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo
Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
FANTI, Ermínia de Lourdes Campello. Utilizando o Software GeoGebra no Ensino de Certos
Conteúdos Matemáticos. In: BIENAL DA SBM, 5., 2010, João Pessoa. 2010.
HAMIVKA, Andriana. Erro como virtude: destruição relativa na aquisição do conhecimento e o
convívio com a incerteza no ensino formal. Cem: Cultura, Espaço e Memória, Porto, v. 9, p.343-355,
dez. 2018. Anual.
MENEGOTTO, Giuliana; LARA, Isabel Cristina Machado de. Contribuições do Software Geoalgebra
Para o Estudo de Paralelogramos. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 4,
n. 2, p.31-55, nov. 2011.
VIEIRA JUNIOR, Niltom; ROSSI, Cláudia Maria Soares; SILVA, Jefferson Rodrigues da. Pesquisador em
Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2019. 74 p.
SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; PENTEADO, Miriam Godoy. Geometria dinâmica na sala de
aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade. Ciência &
Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p.279-292, 2013.
XANTHOPOYLOS, Stavros Panagiotis. METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS APLICADAS À
EDUCAÇÃO. 2017. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/23-ciaed/pt/apresentacao/>.
Acesso em: 14 out. 2019.