UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • INDACLÉCIO SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • José Ivanildo Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de parte uma pesquisa de mestrado, e tem como objetivo mapear e
analisar pesquisas acadêmicas sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica, publicadas entre os
anos de 2012 a 2017. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, e partiu de buscas
realizadas nos periódicos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e no Banco de
Teses e Dissertações da CAPES1, sendo selecionados 16 trabalhos após análises. Concluímos que os estudos
analisados apontam para a importância da utilização de recursos didáticos e a variação de metodologias
para o Ensino de Probabilidade no ambiente escolar. Percebemos também a necessidade de discutir o
Ensino de Probabilidade na formação de professores e ampliação de pesquisas em todos os níveis da
Educação Básica.

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Publicado

2022-06-08