HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

ALGUMAS CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Autores

  • Nilton Cordeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Daucília Cardozo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Márcio Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, ENEM

Resumo

O presente trabalho tem por principal objetivo mostrar a ligação da matemática com as Histórias em
Quadrinhos (HQs) sob a ótica da potencialidade pedagógica que estas têm no processo de ensino e
aprendizagem de matemática. Diversos pesquisadores e escritores auxiliam na comprovação da influência
positiva das HQs nesse processo. Essa influência, atualmente, pode ser vista em diversos livros didáticos
de matemática, havendo livros inteiros em formato de HQs. Contudo, ao observar o ENEM, o mesmo
se utiliza bastante desta ferramenta, mas na área da matemática é incipiente. Conclui-se as HQS ainda
são pouco usadas para ensinar matemática, mas que é possível adquirir e transmitir conhecimentos
matemáticos com o seu uso. É necessário um incentivo aos docentes para utilizarem esta ferramenta
como mais um recurso no aperfeiçoamento do ensino, seja no básico ou superior.

Referências

ARAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em

quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos,

Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini. 8. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. (2012).

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2012. Brasília, DF, Brasil. Disponível em :

inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/

caderno_enem2012_dom_azul.pdf>. Acesso em: 28/05/2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. (2015).

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2015. Brasília, DF, Brasil. Disponível em :

download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/ppl/2015/

PPL_ENEM_2011_15_CINZA.pdf>. Acesso em: 28/06/2018.

CAMPOS, Maria de Fátima Hanaque; LOMBOGLIA, Ruth. HQ: uma manifestação de arte. In: LUYTEN, S.

M. B. (Org.). Histórias em Quadrinhos: Leitura Crítica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 10-17.

CÂNDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino

reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar

de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012.

CARVALHO, Djota. A Educação está no Gibi. Campinas, SP: Papirus, 2006.

CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em

vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás.

Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017.

CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação

do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação

Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107.

CENTURIÓN, Marília Ramos; TEIXEIRA, Júnia La Scala; RODRIGUES, Arnaldo Bento. Porta aberta:

alfabetização matemática: 3º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2011.

FURLAN, Cleide. HQ e os “Syndicates” Norte-Americanos. In: LUYTEN, S. M. B. (Org.). Histórias em

Quadrinhos: Leitura Crítica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 28-35.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS,

LACHTERMACHER, Stela; MIGUEL, Edison. HQ no Brasil: sua história e luta pelo mercado. In: LUYTEN, S.

M. B. (Org.). Histórias em Quadrinhos: Leitura Crítica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 44-52.

LUYTEN, Sônia Maria Bibe. Quadrinhos: pesquisa e linguagem. Salto para o futuro. TV Escola,

de janeiro de 2011. Programa de TV. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/salto/

interview;jsessionid=D260B6678A4750A133B77479AA80AD65?idInterview=8459>. Acesso em: 23 abr.

MACAMBIRA, Daniela; FREITAS, Gilvanira. Lendo e escrevendo, volta e meia vamos dar, muitas histórias

vamos contar: Infantil 3: Livro do aluno.Vol. 3. Fortaleza: Aprender, 2014.

MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha

Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de

Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul. Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/

Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/ CC45.pdf>. Acesso em: 02/06/2017.

NO LIMITE DA MATEMÁTICA. Tirinha- Cadê o “x”?. 2010a. Disponível em:

nolimitedamatematica.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html>.

Acesso em: 19 jul. 2017.

NO LIMITE DA MATEMÁTICA. Tirinha - Profe e Alunu em: batata + batata= x + x?. 2010b. Disponível em:

<http://nolimitedamatematica.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html>.

Acesso em: 19 jul. 2017.

NOVATEC. Mangás. 2018. Disponível em: < https://novatec.com.br/manga.php>. Acesso em: 01 nov.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA,

A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza:

EdUECE, 2015, p. 31-43.

SANTOS, Roberto Elísio dos. A História em Quadrinhos na sala de aula. In: XXVI Congresso

Brasileiro de Ciências da Comunicação. BH/MG–2 a 6 Set. 2003. Disponível em:< http://www.intercom.

org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP11_santos_roberto.pdf> Acesso em: 21/05/2018.

SILVA, João Nelson. HQ nos livros didáticos. In: LUYTEN, S. M. B. (Org.). Histórias em Quadrinhos:

Leitura Crítica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 55-59.

SOUZA, Joamir Roberto de. Novo olhar: Matemática 1. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-08