UMA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 6° ANO
Palavras-chave:
Alfabetização Matemática, Ensino de Matemática, Sequência FedathiResumo
O presente artigo discorre sobre a vertente que o ensino de matemática é visto no cenário educacional
brasileiro, a perspectiva projetada pelos documentos oficiais do Brasil e o estudo na área de educação
matemática, na tentativa de qualificá-lo, dando um foco especial na “Alfabetização Matemática” que,
segundo os documentos oficiais nacionais deve ser concluída no máximo até o terceiro ano do ensino
fundamental. Desta forma, foi realizada uma pesquisa participante que tinha como objetivo analisar os
registros coletados em relação à “Alfabetização Matemática”, de alunos do 6° ano A de uma escola municipal
localizada no interior do Ceará. Para tal, realizou-se uma sessão didática aplicando a Sequência Fedathi
como proposta pedagógica, na qual foi apresentado um problema matemático envolvendo subtração e
solicitado que os alunos resolvessem do seu modo, foram coletadas todas as soluções, sendo selecionadas
as que apresentavam características diferentes e efetuada uma entrevista com os alunos que tiveram seu
modelo selecionado. Os resultados apontam a possibilidade de alunos mesmo ingressados no 6° ano
de estudo, não estarem alfabetizados em matemática, assim, o processo de alfabetização matemática
pode ocorrer além do terceiro ano, em consonância com a visão de Maia (2017) quando afirma que, “a
Alfabetização Matemática permeia toda a vida escolar dos estudantes”.
Referências
BEZERRA, A. M. A. O Plateau como elemento de reflexão e melhoria das prátics escolares. In: BORGES
NETO, H. (Org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: Crv, 2018. p. 69.
BOERI, C. N; VIONE, M. T. Abordagens em Educação Matemática, 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. –
Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, L. N. Um Estudo sobre Alfabetização Matemática. 2010. Monografia (Graduação em
Matemática) – Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida Goiânia.
FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.;
NACARATO, A. M. (Org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade.
Campinas: Mercado de Letras, 2009.
MAIA, M. G. B. VII Semana de Matemática, no curso de licenciatura em matemática da Universidade
Estadual Vale de Acaraú-UVA, Sobral-Ceará, em novembro de 2017.
MAIA, M. G. B. Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de
publicações brasileiras. 2013. Tese de Doutorado em Educação Matemática – Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo.
MAIA, M. G. B; MARANHÃO, C. Alfabetização em língua materna e em matemática. Ciências Educação,
Bauru, 2015.
MAIA, M. G; BRIÃO, G.F. Alfabetização matemática-perspectivas atuais. Curitiba, Brasil, editora CRV,
NACARATO, A. M.; LOPES, C.E. (Org.). Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2009.
NETO, H. B. em entrevista concedida no departamento de multimeios da Universidade Federal do Ceará-
UFC, Fortaleza-Ceará, em novembro de 2017.
NETO, H. B. Sequência Fedathi: fundamentos, volume 3, CVR, Curitiba, Brasil, Editora, CVR, 2018.
PRIETO, A. C. S. Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-
Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia. “Vai um”? “Empresta um”? .
O que isto realmente significa? - 2006. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=
>. Acesso dia 24 de março de 2018.
SANTOS, W. S. Organização Curricular Baseada em Competência na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação
Médica. Rio de Janeiro, 2011.
SILVA, M. A. O Plateau como elemento de reflexão e melhoria das prátics escolares. In: BORGES
NETO, H. (Org.). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: Crv, 2018. p. 83.
SOUZA, M. J. A. Sequência Fedhati: Apresentação e caracterização. In: Sousa, F. E. E; Vasconcelos, F. H. L; Neto, H.
B. [organizadores]. SEQUÊNCIA FEDATHI: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições
UFC, 2013.