PARTICIPAÇÃO NUMA CONSTELAÇÃO DE PRÁTICAS:
INICIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA À PROFISSÃO DOCENTE
Palavras-chave:
iniciação de professores de matemática, comunidade de prática, constelação de práticas, participação, mentoringResumo
Este artigo aborda a integração dos novos professores de matemática na profissão docente, focando-se na aprendizagem como
participação em comunidades de prática. Assim, recusa a perspetiva que reduz a formação de professores à aquisição de uma
variedade de tipos de conhecimentos. Deste modo, dá-se especial importância à participação como um elemento decisivo no
processo de tornar-se professor. Adotando a perspetiva da aprendizagem situada em comunidades de prática, discutem-se os
conceitos fundamentais desta perspetiva e propõe-se ainda uma visão da iniciação à prática como envolvendo a pertença do
professor a uma constelação de práticas presentes na comunidade. Por fim, aponta-se uma via de concretização de integração
numa constelação de práticas que envolve o papel do mentor e o estabelecimento de relações de mentoring que pressupõe
uma troca de aprendizagens entre os mais experientes e os recém-chegados à comunidade.
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