MODELO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES DOCENTES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Conhecimento Docente, Conhecimento Matemático para o Ensino

Resumo

Este artigo se constitui de um recorte da dissertação de mestrado da primeira autora, orientada pela segunda autora, que teve por objetivo geral construir um modelo de conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar (EFE) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: quais conhecimentos são esperados que os professores dominem para um ensino crítico de Educação Financeira na escola? Como aporte teórico, utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) de Ball, Thames e Phelps (2008). Como resultado, apresentamos o Modelo de Conhecimentos para o Ensino de Educação Financeira Escolar (CEEFE), adaptado da teoria MKT, constituído a partir de estudos anteriores sobre Educação Financeira, entrevistas com professoras e documentos oficiais da educação. Defendemos que em formações iniciais e continuadas os diferentes tipos de conhecimentos docentes sejam contemplados, de modo a atender a diferentes demandas que ocorrem nas situações de ensino.

Biografia do Autor

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM). Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas aditivos, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, livro didático, formação de professores e produção de textos matemáticos.

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Publicado

2024-07-19