MODELO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES DOCENTES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Conhecimento Docente, Conhecimento Matemático para o EnsinoResumo
Este artigo se constitui de um recorte da dissertação de mestrado da primeira autora, orientada pela segunda autora, que teve por objetivo geral construir um modelo de conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar (EFE) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: quais conhecimentos são esperados que os professores dominem para um ensino crítico de Educação Financeira na escola? Como aporte teórico, utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) de Ball, Thames e Phelps (2008). Como resultado, apresentamos o Modelo de Conhecimentos para o Ensino de Educação Financeira Escolar (CEEFE), adaptado da teoria MKT, constituído a partir de estudos anteriores sobre Educação Financeira, entrevistas com professoras e documentos oficiais da educação. Defendemos que em formações iniciais e continuadas os diferentes tipos de conhecimentos docentes sejam contemplados, de modo a atender a diferentes demandas que ocorrem nas situações de ensino.
Referências
AZEVEDO, Suedy Santos. Educação Financeira nos Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2019.
BALL, Deborah Loewenberg.; THAMES, Mark. Hoover.; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching what makes it special? Journal of teacher education, 59(5), 389-407, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC/SEF, 2018.
BRASIL. Decreto 7.397 de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. DOU - Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/12/2010, p. 7.
BRASIL. Decreto 10.393 de 09 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. DOU - Diário Oficial da União - Seção 1 - 10/6/2020, p.2.
CUNHA, Clístenes. LAUDARES, João. Resolução de Problemas na Matemática Financeira para Tratamento de Questões da Educação Financeira no Ensino Médio. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 659-678, ago. 2017.
DENEGRI, Marianela; DEL VALLE, Carlos; GONZÁLEZ, Yéssica; ETCHEBARNE, Soledad.; SEPÚLVEDA, Jocelyne; SANDOVAL, Diego. ¿Consumidores o Ciudadanos? una propuesta de inserción de la educación económica y financiera en la formación inicial docente. Estudios Pedagógicos, vol. XL, n. 1, 75-96, 2014.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio; LINS, Romulo Campos. Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduosconsumidores. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 50, p. 1303-1326, dez. 2014.
MENDONÇA, Joseilda Machado; PESSOA, Cristiane. Educação Financeira na Educação Infantil: Análise de Materiais Utilizados na Rede Municipal de Ensino de Recife. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. UNICSUL - Campus Anália Franco, São Paulo – SP 25 a 27 de outubro de 2019.
MUNIZ, Ivail. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: Conexões entre a pesquisa acadêmica e a Prática Docente. Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo- SP, 13 a 16 de julho de 2016.
PESSOA, Cristiane. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, F. (orgs.) Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Caderno Ensino Fundamental, 2019.
SANTOS, Laís. Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Quais as Atividades Sugeridas nos Livros dos Alunos e as Orientações Presentes nos Manuais dos Professores? Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2017.
SILVA, Amarildo; POWELL, Arthur. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática- XI ENEM, Curitiba, 2013.
SILVA, Fabiana, Gomes; PESSOA, Cristiane; SANTOS, Laís Thalita. Educação Financeira: um estudo dos livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS. v. 13, n. 33, 2020.
SILVA, Fabiana Gomes. Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2021.
SILVA, Arlam Dielcio Pontes da. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2018.
SHULMAN, Lee. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14, 1986.
SKOVSMOSE, Ole. O cenário para investigação. In.: BOLEMA, Rio Claro/SP, v.14, n. 14, p. 66-91, dez. 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2014.
TEIXEIRA, James. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre Educação Financeira e Matemática Financeira. Tese de doutorado, PUC, São Paulo, 2015.