EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO:
estratégias pedagógicas no projeto integrado de matemática
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Educação Financeira, Estratégias Pedagógicas, Desenvolvimento do Projeto Integrado de Ensino, Habilidades dos AlunosResumo
Neste estudo sobre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado do Pará em 2022, foi explorado o desenvolvimento do Projeto Integrado de Ensino (PIE) de Matemática, com foco na temática 'Educação Financeira para o Consumo Consciente'. O professor adotou estratégias pedagógicas inovadoras, incluindo discussões em sala de aula, análise de dados reais, produção de vídeos e aplicações práticas de conceitos de Matemática Financeira. Os alunos foram guiados na análise de suas próprias despesas, aplicação de cálculos percentuais e na produção de vídeos educacionais. A diversidade de estilos de vídeos, desde entrevistas até animações, evidenciou a compreensão multifacetada dos alunos sobre o tema. Os resultados mostram que os alunos não apenas adquiriram conhecimentos sobre planejamento financeiro, mas também desenvolveram habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências sociais. In: ALVESMAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2 ed, 1999.
BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v.11, n. 2, p. 391 – 423, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434/pdf>. Acesso em: fev. 2023.
DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. DE; DARIZ, M. R.; PINHEI-RO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educa-ção, n. 45, p. 57-67, 2013.
SILVA, T. P., MAGRO, B. D. C., GORLA, M. C., TOSHIRO, N. W. Financial educa-tion level of high school students and its economic reflectons, Revista de Adminis-tração-RAUSP, v. 52, n.3, p. 285-303, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010.
SOUSA, R. de A.; LOBAO, M. S. P. e FREITAS, R. G. de A. Educação financeira no ensino médio integrado: construindo um currículo transversal com base em temas ge-radores. Educ. rev. [online], v. 38, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698368535746.
SOUSA, R. de A. ; LOBÃO, M. S. P. .; FREITAS, R. G. de A. . Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e251296, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349251296eng. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/209920. Acesso em: 30 set. 2023.