EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO:

estratégias pedagógicas no projeto integrado de matemática

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Educação Financeira, Estratégias Pedagógicas, Desenvolvimento do Projeto Integrado de Ensino, Habilidades dos Alunos

Resumo

Neste estudo sobre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado do Pará em 2022, foi explorado o desenvolvimento do Projeto Integrado de Ensino (PIE) de Matemática, com foco na temática 'Educação Financeira para o Consumo Consciente'. O professor adotou estratégias pedagógicas inovadoras, incluindo discussões em sala de aula, análise de dados reais, produção de vídeos e aplicações práticas de conceitos de Matemática Financeira. Os alunos foram guiados na análise de suas próprias despesas, aplicação de cálculos percentuais e na produção de vídeos educacionais. A diversidade de estilos de vídeos, desde entrevistas até animações, evidenciou a compreensão multifacetada dos alunos sobre o tema. Os resultados mostram que os alunos não apenas adquiriram conhecimentos sobre planejamento financeiro, mas também desenvolveram habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Biografia do Autor

Rhômulo Menezes, Seduc-PA

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (CAMPUS-X/UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (CUNCAST/UFPA). Especialista em Robótica Educacional pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (GEPETICEM/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (GEMM/UFPA), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022) e Membro titular do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2022-jul./2025) Atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online.

Referências

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Publicado

2024-07-22