Categorização e análise de graphic novels brasileiras

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Nobu Chinen Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Graphic novels, Brasil

Resumo

Resumo: Termo que desperta controvérsias entre os pesquisadores e teóricos, graphic novel tornou-se, desde a década de 1980, sinônimo de histórias em quadrinhos. Normalmente, essa expressão relaciona-se a edições de quadrinhos distribuídas para livrarias e que possuem um diferencial quanto à impressão, ao acabamento, à estética e à narrativa, sendo voltada para um público leitor mais velho e mais exigente. No que se refere à produção brasileira de quadrinhos, as graphic novels começaram a ser desenvolvidas nos anos 1990 e, inicialmente, enfrentaram desafios relacionados ao custo de impressão e à distribuição. Mas, no século XXI, passaram a ser uma alternativa para os autores de narrativas gráficas sequenciais no país. Dessa forma, os autores conseguem espaço para experimentação artística e para dar vazão a seus sentimentos e ideias. A análise das obras selecionadas será feita a partir de conceitos elaborados por Will Eisner, Thierry Groensteen, entre outros pensadores da Nona Arte.

 

Abstract: A controversial term between researchers and theorists, graphic novel has become, since the 1980s, synonymous of comics. Typically, this expression refers to comic book editions distributed to bookstores that have a differential in print, finishing, aesthetics and narrative, and is aimed at an older and more demanding reader. With regard to Brazilian comic book production, graphic novels began to be developed in the 1990s and initially faced challenges related to the cost of printing and distribution. But in the 21st century, they became an alternative niche for the authors of graphic narratives in the country. In this way, the authors get space for artistic experimentation and to give vent to their feelings and ideas. The analysis of the selected works will be made from concepts elaborated by Will Eisner, Thierry Groensteen, among other thinkers of Ninth Art.

 

Resumen: Un término controvertido entre investigadores y teóricos, la novela gráfica se ha convertido desde los años 1980 en sinónimo de cómic. Por lo general, esta expresión se refiere a las ediciones de cómics distribuidas en las librerías exigentes en cuanto a la impresión, al acabado, a la estética y a la narrativa, y está dirigida a un lector mayor y más exigente. Con respecto a la producción de cómics brasileños, las novelas gráficas comenzaron a desarrollarse en la década de 1990 e inicialmente enfrentaron desafíos relacionados con el costo de impresión y distribución. Pero en el siglo XXI se convirtieron en un segmento alternativo para los autores de narrativas gráficas. De esta forma, los autores obtienen espacio para la experimentación artística y para dar rienda suelta a sus sentimientos e ideas. El análisis de las obras seleccionadas se realizará a partir de conceptos elaborados por Will Eisner, Thierry Groensteen, entre otros pensadores del Noveno Arte.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

dos Santos , R. E. ., & Chinen, N. . . (2020). Categorização e análise de graphic novels brasileiras. SOCIOPOÉTICA, 1(22), 129–140. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/269

Edição

Seção

Dossiê