Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-09. Leia a versão mais recente.

Construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Experimento de Hertz

Autores

  • Sergio SToledo EEEF e M Sao Sebastiao
  • Everton Cavalcante

Resumo

Desenvolvemos uma proposta didática de aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para o Experimento de Hertz com relação ao conteúdo das ondas eletromagnéticas pelo fato de ser um tipo de abordagem que faz relevância aos conhecimentos prévios do discente, tendo-o como foco principal a construção do conhecimento significativo. Incluímos a prática do experimento de Hertz com adaptações com a finalidade de enriquecer o trabalho didático de modo a fazermos uma conexão com o tempo das descobertas dessas ondas até os dias atuais. Onde grande parte de nossas tecnologias fazem uso avançado do fenômeno da emissão e captura de sinais eletromagnéticos.

Palavras chave: ensino de física, experimento de Hertz, ondas eletromagnéticas.

Downloads

Publicado

2021-11-09 — Atualizado em 2021-11-09

Versões