Mediação e letramento informacional

algumas considerações

Autores

  • Regina Oliveira de Almeida Universidade Estácio de Sá - RJ

Palavras-chave:

Letramento informacional, Competência em informação, Mediação, Biblioteca universitária

Resumo

A presença das TIC na Educação atinge diferentes espaços de letramentos, em particular, a biblioteca.Os bibliotecários sempre contribuíram regularmente com a formação dos alunos através da mediação, no processo de escolarização, não apenas com as fontes de consulta para o acesso à informação, mas também para a aquisição de habilidades informacionais em um processo cada vez mais intensificado com o excesso de informação. Esse processo, conhecido como letramento ou competência informacional, tem sido compreendido como o aprendizado necessário para lidar com a quantidade de informação disponível em todas as áreas do conhecimento, com raízes nas práticas de treinamento e educação de usuários. Estas práticas embasam, também, as reflexões na área da Biblioteconomia sobre o perfil educador do bibliotecário. A quantidade de trabalhos sobre relatos de práticas e experiências nacionais ainda é pequena. Há que se desenvolver o conceito de letramento informacional no ensino da Biblioteconomia e compartilhar mais narrativas de práticas e experiências a fim de implementar uma mediação mais significativa na biblioteca universitária.

Biografia do Autor

Regina Oliveira de Almeida, Universidade Estácio de Sá - RJ

 

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2015). Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1994). Graduada em Medicina (1985) e Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009).

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Almeida, R. O. de. (2024). Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 4(2), 1–20. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3921